Cidadeverde.com

550 crianças estão sem aulas há 1 mês por falta de energia na escola

Imprimir
Centenas de crianças do bairro Esplanada, da zona Sul de Teresina estão há mais de um mês sem aula, por conta de um atraso na ligação de energia da escola municipal Monteiro Lobato que atende a comunidade. 

Fotos: Rayldo Pereira/Cidadeverde.com

De acordo com a diretora da escola, Aurineia Queiroz, desde o dia 06 de fevereiro as aulas deveriam ter começado. Na manhã de ontem(17) pela segunda vez os professores e demais funcionários chegaram a iniciar as aulas sem energia, mas a bomba que puxa a água para o fornecimento da escola não funcionou e o local também ficou sem água, com isso os alunos foram liberados. 


“Primeiro a construtora atrasou a entrega da obra do dia 06 para o dia 20 de fevereiro, mesmo sem a obra finalizada decidimos começar o trabalho, pois o cronograma já estava atrasado. Acionamos a Eletrobras e tivemos a notícia de que eles não tinham cabo para ligar a energia. A Semec providenciou os cabos, trouxe até a escola e mesmo assim a Eletrobras não veio fazer a ligação. Tentamos começar as aulas mesmo sem energia, porque tem a claridade da luz do dia, mas sem água não há condições, porque os banheiros estão sujos, os bebedouros secos e não há como fazer a merenda”, descreveu a professora. 

A escola possui 550 alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental matriculados. A faixa etária dos estudantes vai de seis a dez anos. 


A falta de aulas não prejudica somente as crianças, mas ameaça as finanças das famílias. Segundo Maria Zilda Barbosa, mãe de aluno e vice-presidente do Conselho Escolar, além das férias já estarem comprometidas, existe a possibilidade do cancelamento do programa Bolsa Família, já que os pais precisam de uma declaração de que os filhos estão frequentando a escola regularmente. 

“Eu e outros pais já fomos chamados para fazer o recadastramento pelo CAES, mas precisamos da declaração. Sabemos que a culpa não é da diretora e nem da escola é da Eletrobras que se nega a ligar a energia. A gente tem que cobrar, não posso bloquear meu Bolsa Família pois ele ajuda no material e no fardamento”, afirmou a mãe.


A escola existe desde 2008 e funcionava em um prédio alugado por seis anos. Em 2011, a Semec iniciou o projeto de construção da sede própria e somente agora a obra está quase pronta. Os pais de alunos lamentam a situação e vão continuar levando os filhos até que as aulas comecem.      

“A gente está sem saber até quando vai ficar desse jeito, como pai eu fico triste, pois tenho que voltar para casa”, comentou Luís Fernandes, pai da estudante Gabriela que foi até a escola à procura das aulas. 


Segundo a diretora, outro prejuízo será a reposição dos dias perdidos. Os funcionários e alunos terão que assistir aulas um sábado a cada 15 dias, até dezembro para compensar os 25 dias parados até agora.  


Eletrobras

Em nota a Eletrobras afirmou que irá até o local para solucionar e acrescentou que atendeu a escola em tempo hábil. Uma análise será feito para saber se o prédio não precisa de uma subestação própria para funcionamento. Veja a nota na íntegra:


Embora a Diretora afirme que as aulas deveriam ter começado no dia 6 de fevereiro, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura-SEMEC somente fez a solicitação da ligação nova no dia 27/02.

A escola foi ampliada e possui, atualmente, uma carga bastante elevada. Para não comprometer a segurança do sistema elétrico e dos demais consumidores já existentes naquela área, a equipe que esteve no local, no último dia 7, não realizou a ligação.

Nesta quarta-feira (19), a Eletrobras Distribuição Piauí enviará, novamente, uma equipe técnica para verificar a situação e levantar a carga da escola. Caso seja possível o atendimento por meio do transformador existente na área, a ligação será concluída amanhã mesmo, do contrário, será necessário a escola construir uma subestação própria.
 
É preciso ressaltar que, quando há solicitação de ligação nova, a Distribuidora de energia tem até três dias úteis para atender ao consumidor. Nesse caso, o prazo foi cumprido, levando em consideração que tivemos o feriado de carnaval entre o dia do pedido e o do atendimento. Como a cada visita deve ser aberta uma solicitação de atendimento, a Concessionária não havia voltado ao local porque não foi feito outro pedido de serviço.


Flash de Rayldo Pereira
Redação Caroline Oliveira
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais