Cidadeverde.com

ABIN quer informações sobre LSD no PI; droga é vendida pelo Whatsapp

Imprimir
A Agência Brasileira de Inteligência solicitou informações à Delegacia de Entorpecentes do Piauí acerca da apreensão de dois tabletes de LSD. A apreensão ocorreu na noite desta quinta (27) e foi a primeira apreensão desse tipo de droga no Estado. Segundo o delegado Willame Moraes, coordenador da especializada, o LSD seria comercializado em Barra Grande, litoral do Piauí. 

Raoni Barbosa/Revista Cidade Verde

O traficante preso em flagrante é um bacharel em Direito. A abordagem foi feita após denúncia anônima e expedição de um mandado de busca e apreensão. O delegado informou ainda que três pessoas estavam comprando a droga no momento da abordagem: um estudante de Medicina e dois estudantes de Direito.

PC/Piauí

"A droga é muito cara. Nós já tínhamos informações de que era consumida em festas particulares e boates de Teresina. Mas nunca tínhamos conseguido fazer a apreensão até pela dificuldade de acesso. Os usuários tem padrão de vida elevados", declarou.


Os tabletes são divididos em vários pequenos selos, estampados com personagens de desenhos animados ou desenhos infantis. Cada selinho é comercializado a R$ 1.250. A droga não é fabricada no Brasil, segundo o delegado. É trazida da Europa e chega nos grandes centros turísticos para depois ser distribuída para o resto do país.

O efeito é alucinógeno. Cada selo consumido tem efeito por 8 horas. 


Por ser a primeira vez que a polícia pôs as mãos na droga no Piauí, a Delegacia de Entorpecentes pretende se aprofundar nas investigações e saber ramificações do tráfico desse tipo de droga sintética. 

"É um caso novo, que a gente está aprendendo com ele. A gente aprende o planejamento de atuação. O Gaeco, o Ministério Público, a Abin, todo segmento de Segurança está interessado nesse caso. Sabemos que tem êxtase também sendo comercializado em Teresina, por isso o interesse. A gente tenta preservar a identificação dele para prosseguir as investigações. A gente tem que aproveitar esse caso o máximo possível para aprender com ele", disse.


Lança perfume

Conhecida como a droga do Carnaval, um carregamento de lança perfumes também foi apreendido na manhã desta sexta (28) na capital. O carregamento estava sendo transportado com nota fiscal falsificada. Não foi possível prender o receptor. 


"A polícia montou campana para tentar prender o receptou mas não foi possível", explicou o delegado. 


Ainda segundo ele, a polícia já sabe que há comércio de lança perfume através do Whatsapp em Teresina. "Sabemos que está sendo vendida pela rede e custa R$ 150. Esse carregamento estava vindo de Goiânia", comentou.

Operação Carnaval

A Delegacia de Entorpecentes está com uma operação montada para o período do Carnaval. "A Entorpecentes já sabia desse carregamento de lança perfume e montou todo planejamento. Estão sendo desenvolvidas várias outras ações durante o Carnaval para coibir o tráfico. Lembramos que a pena é de 5 a 15 anos de reclusão. É equiparado a crime hediondo", ressaltou.


Leilane Nunes

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais