Cidadeverde.com

Acne atinge adolescentes e piora com maquiagem e alimentos gordurosos

Imprimir
A acne é uma doença de pele que causa a formação de espinhas, cravos e lesões vermelhas inflamadas (pápulas, pústulas e cistos). Essas formações são normalmente chamadas de "espinhas".

De acordo com a dermatologista Fernanda Ayres, a acne é uma inflamação na pele e que é mais comum na adolescência por conta do aumento dos hormônios, principalmente o andrógeno, que em contato com a produção sebácea, células mortas e materiais de bactérias podem provocar o cravo aberto, o fechado e as espinhas. 

Fotos: Raoni Barbosa/Cidadeverde.com

Ela destacou que não tem a ver com a cor da pele e atinge tanto homens quanto mulheres, mas geralmente no sexo masculino é mais grave. 

A dermatologista alerta que a maquiagem pode piorar a acne, caso não seja feita a limpeza correta. 


“A maquiagem piora por conta da obstrução dos poros e se não fizer a limpeza diariamente com sabonetes específicos. O ideal é uma ou duas vezes ao dia, mais do que isso a pele pode responder como agressão. Dormi maquiada é ruim e pode provocar o aumento”, enfatizou a médica Fernanda Ayres. 


Sobre a alimentação, ela informou que há estudos que comprovam que alimentos glicêmicos provocam o aumento, principalmente gordurosos como as frituras. “O chocolate não tem comprovação científica, mas clinicamente os pacientes dizem que há uma piora quando comem”. 

Fernanda Ayres destaca que cada caso é diferente e por isso o mais recomendável é que as pessoas acometidas com a doença procurem um médico para saber qual o tratamento mais adequado. 


Caroline Oliveira

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais