Cidadeverde.com

Adapi atinge 98,75% do gado em vacinação da febre aftosa no Piauí

Imprimir
O diretor geral da Agência de Defesa Agropecuária (Adapi), José Antônio Filho, divulgou hoje os números da campanha de vacinação contra a febre aftosa no Piauí. O relatório mostra que nessa primeira etapa 98,75% do rebanho foi vacinado. 

Apenas dois municípios piauienses tiveram índice de cobertura vacinal abaixo de 90%, foram São Francisco de Assis do Piauí (87,53%) e Santo Antônio de Lisboa (86,21%). Em 79 cidades vacinaram 100% do rebanho. 

Foto:Kalberto Rodrigues/CCOm

“Esse foi um resultado bastante satisfatório e deve provocar o aumento do rebanho piauiense, para o dobro do número de cabeças. Além disso, dará maior qualidade ao animal valorizando o preço no mercado”, comemorou o diretor. 

José Antônio Filho acrescentou que 1,25% do rebanho, que deixou de ser vacinado deverá receber a dose nos próximos meses sob pena de multa. “O total de gado vacinado mostra que temos um produtor mais consciente, mas ainda vamos atrás dos que não foram vacinados. A multa vai de R$ 200 a 6 mil dependendo da quantidade de animais”, alertou o gestor.

Wilson Filho/Especial Cidadeverde.com

O resultado da campanha já foi encaminhado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária à Organização de Saúde Animal e o Piauí deverá receber o certificado de reconhecimento internacional no final do mês de maio, em um evento que acontece em Paris-França de 27 a 30 de maio. 


Flash de Jordana Cury
Redação Caroline Oliveira 
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais