Cidadeverde.com

Adapi convoca agricultores para reunião emergencial em Uruçuí

Imprimir
A Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi) está convocando os agricultores da região de Uruçuí para uma reunião nesta terça-feira (10), no município. O objetivo é discutir um plano de combate ao inseto Helicoverpa Armigera, uma das principais pragas da agricultura que ataca produções de soja, milho e algodão. Uma portaria do Ministério da Agricultura publicada no Diário Oficial da União declarou estado de emergência fitossanitária no Piauí.

Para a coordenadora de Defesa Vegetal da Adapi, Alvanise Braz, a equipe vai participar de uma reunião com os agricultores e discutir os mecanismos para um combate eficaz da praga, a finalidade é evitar o surto da lagarta. “Vamos definir como trabalhar para combater essa praga, a situação preocupa e vamos trabalhar em conjunto para combater esse problema que é um risco para a produção de grãos”, disse.

A área de emergência abrange os municípios de Alvorada do Gurguéia, Antônio Almeida, Baixa Grande do Ribeiro, Barreiras do Piauí, Bom Jesus, Corrente, Cristalândia do Piauí, Currais, Gilbués, Guadalupe, Jerumenha, Landri Sales, Marcos Parente, Monte Alegre do Piauí, Palmeira do Piauí, Piracuruca, Porto Alegre do Piauí, Regeneração, Redenção do Gurguéia, Ribeiro Gonçalves, Santa Filomena, São Gonçalo do Gurguéia, Sebastião Barros, Sebastião Leal e Uruçuí.

O Governo Federal liberou, em caráter emergencial, a importação e uso de agrotóxicos que contenham como ingrediente ativo a substância benzoato de emamectina para controle da Helicoverpa armigera. A liberação temporária vale para produtos não registrados no Brasil que sejam autorizados para culturas similares em pelo menos três países membros da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Para a liberação de agrotóxicos para combater a lagarta o produtor agrícola deve fazer a solicitação na Adapi. “É preciso que os produtores solicitem a inspeção da fazenda para a liberação do agrotóxico, ao fazer isso uma equipe se desloca até a fazenda para trabalhar em conjunto com os agricultores”, finaliza Alvanise.

Da Editoria de Cidades
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais