Cidadeverde.com

Agentes penitenciários entram em greve e suspendem visitas

Imprimir
Os agentes penitenciários do Piauí deflagraram greve à 0h desta terça-feira (7) e a visita a detentos dos presídios do Estado estão suspensas. Os servidores estão reunidos em frente à Casa de Custódia e reivindicam reajuste de 60% em 3 anos, nomeação de concursados e melhoria das condições de trabalho. 

Jordana Cury/CidadeVerde.com
Vilobaldo Carvalho, presidente do Sinpoljuspi

Segundo o presidente do Sinpoljuspi, Vilobaldo Carvalho, a única proposta do Governo foi o reajuste de 60% em quatro anos. “O Governo do Estado ainda não se mostrou preocupado em negociar e quer fazer nomeações a conta gotas. Desde 2002, o número de agentes é apenas reposto, nunca aumentado. Mesmo com a greve, estamos fazendo o serviço interno, mas estão suspensas as visitas, conduções dos presos às audiências, recebimento de presos de delegacias e transferências entre presídios”, declarou.


O Sinpoljuspi informa que atualmente existem 14 unidades prisionais com capacidade para 2.300 presos. “Mas o número já supera os 3.100 presos. Somos apenas 500 agentes. Precisamos de melhorias para poder trabalhar com segurança, como viaturas novas, armamento e equipamento de proteção individual. Já foi divulgado no Diário Oficial do ano passado R$ 1,5 milhão para a aquisição disso tudo, mas esse dinheiro nunca chegou ao benefício dos agentes”, reclama. 


A categoria reivindica ainda a conclusão das obras do presídio de Campo Maior que, segundo Vilobaldo estão há três anos paradas e o término da ampliação da Casa de Custódia.

Flash de Jordana Cury
Redação Carlos Lustosa Filho
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais