Cidadeverde.com

Agricultores vão ao Palácio de Karnak exigir reforma agrária

Imprimir
Atualizada às 9h34
Atualmente 200 mil famílias piauienses vivem da agricultura e, nesta terça-feira (20), a Fetag (Federação dos Trabalhadores Rurais na Agricultura do Estado do Piauí) realiza o 19º Grito da Terra - um movimento a favor da reforma agrária e políticas de sustentabilidade.

Evelin Santos/Cidadeverde.com

O grupo saiu em passeata da Praça da Liberdade para o Palácio de Karnak, para audiência marcada às 10h com representantes do Governo do Estado, para tratar de ações que garantam melhores condições de vida aos agricultores.

No início da manhã, os manifestantes deixaram o trânsito lento no entorno da igreja de São Benedito durante o trajeto até o Palácio de Karnak. A segurança da sede do Governo fechou o local visando evitar problemas em sua estrutura. ~


"O Estado está sufocado por mineradoras e carvoarias. Estamos lutando pela sustentabilidade do meio ambiente. Além disso, muitas vezes o agricultor familiar demora anos para conseguir o licenciamento ambiental de uma terra", explicou a diretora da Fetag, Maria Betânia, informou que às 8h, em entrevista ao Notícia da Manhã de hoje.

Demandas
A agricultora Beneditina Moraes, da cidade de São Raimundo Nonato, destacou que no município a saúde tem deixado a desejar para os trabalhadores da terra. "As perícias médicas estão marcadas para outubro. Fica impossível a gente ter um tratamento digno. Eles não têm o mínimo respeito pelos agricultores e essa é uma das bandeiras que levantamos hoje".

Outras queixas dos agricultores tratam da Previdência Social, principalmente quanto a burocracia e demora para conseguir benefícios.


Fotos: Jordana Cury/Cidadeverde.com

A expectativa é que cerca de cinco mil pessoas participem do evento. O ano de 2014 é considerado o Ano Internacional da Agricultura Familiar, o Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais - MSTTR reafirma e mantém a defesa da agricultura familiar como produtora de alimentos, por meio de sistemas de produção verdadeiramente sustentáveis. 


Jordana Cury
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais