Cidadeverde.com

Alepi realiza sessão solene que marca dia de luta contra a homofobia

Imprimir
A Assembleia Legislativa realizou, hoje (02), sessão solene pelo transcurso do Dia Mundial de Combate à Homofobia, que transcorreu no dia 17 de maio, atendendo requerimento apresentado pelo deputado Fábio Novo (PT), primeiro secretário do Poder.

Fotos: Ascom Alepi


A mesa de honra foi formada, dentre outros, pelo representante do Ministério Público Federal, procurador Leonardo Cavalcante, o presidente do Coletivo de Gays Mirindiba, João Leite, o professor Francisco Júnior, da Universidade Federal do Piauí, a coordenadora do Grupo Matizes, Marinalva Santana, a ex-vereadora de Colônia do Piauí e Kátia Tapety.


O deputado Fábio Novo disse que, em decorrência dos últimos acontecimentos registrados no Brasil, como a suspensão da distribuição do Kit-antihomofobia nas escolas, há necessidade de que a luta contra a homofobia seja intensificada em todo o País.


“A Constituição Federal diz que todas as pessoas são iguais perante a lei sem distinção de qualquer natureza”, afirmou o parlamentar petista, assinalando que um país em que ocorre discriminação de pessoas não pode ser considerado democrático.



A deputada Flora Izabel (PT) disse que, desde que exerceu mandato de vereadora em Teresina, tem se posicionado em favor da luta contra a homofobia. Ela destacou ainda que todas as leis em favor dos homossexuais foram aprovadas por unanimidade pela Assembleia Legislativa.
O procurador Leonardo Cavalcante leu a ação impetrada pelo Grupo Matizes contra a proibição de doação de sangue pelos homossexuais, assinalando que isto não pode ocorrer porque os bancos de coleta realizam exames que garantem a qualidade do sangue.


Em seguida, o professor Francisco Júnior defendeu que as questões relacionadas com os homossexuais sejam abordadas em salas de aula.


A presidente da Antra (Articulação Nacional de Travestis e Transexuais), Giovanna Baby, pediu o apoio de todos os parlamentares piauienses para a luta contra a homofobia e lamentou que o Governo do Estado tenha encerrado as atividades da Coordenadoria Estadual de Direitos Humanos.


Marinalva Santana, do Grupo Matizes, advertiu que o Centro de Referência Homossexual do Piauí se encontra sucateado e pode perder R$ 112 mil destinados em 2009 pelo Governo Federal, mas que não foram repassados à entidade pelo Governo do Estado.



O coordenador do CGM, João Leite, defendeu a distribuição do Kit-antihomofobia nas escolas pelo Governo Federal e a aprovação do Projeto de Lei 122 pelo Congresso Nacional. Ele afirmou que o projeto tem o objetivo de impedir a discriminação contra os homossexuais.


A Assembleia homenageou com uma placa pela luta contra a homofobia o Ministério Público Federal, Francisco Júnior, Giovanna Baby, Safira Bengell e Kátia Tapety. As placas foram entregues, respectivamente, pelos deputados Liziê Coelho (PTB), Odival Andrade (PSB), Marden Menezes (PSDB), João de Deus (PT), Flávio Júnior (PDT) e Cícero Magalhães (PT).


No final da sessão solene, o deputado Fábio Novo convidou a todos os presentes para participarem de um coquetel no salão nobre do Palácio Petrônio Portella, sede do Legislativo Estadual.

Da Redação
[email protected]
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais