Cidadeverde.com

Alunos e professores da Uespi criam aplicativo para celular

Imprimir
Aproximar o cidadão da administração pública, este é o objetivo do aplicativo "De olho na cidade", desenvolvido pelo Laboratório de Sistemas Onipresentes e Pervasivos (Opala) da Universidade Estadual do Piauí (Uespi).

O aplicativo, que é produto de um projeto  em andamento desde abril de 2012, foi lançado recentemente no Google Play e já possui cerca de 500 apoiadores e 100 usuários em todo o Brasil.  De acordo com o professor José Bringel Filho, docente de Computação e idealizador do projeto, o aplicativo funciona como uma espécie de ouvidoria inteligente interligada a uma rede social, o que segundo ele possibilita maior envolvimento da população com o cuidado da sua cidade. "Este aplicativo visa propiciar uma administração pública mais participativa.

Com o aplicativo, qualquer cidadão pode postar problemas, sugestões e apontar necessidades através da criação de causas. Uma vez criada a causa, ela se torna visível a todos os participantes da rede social do aplicativo, que poderão então comentar, apoiar e compartilhar entre amigos", diz.

As causas possuem status indicando o andamento do seu tratamento: 1) cor branca: causa recém criada; 2) cor laranja: causa em andamento para resolução; 3) cor verde: causa resolvida e confirmada pela população; 4) cor vermelha: causa relevante e esquecida/ignorada pela administração pública. A administração pública também pode propor projetos, programas e ações buscando o apoio da população para a execução.  "A ideia principal do aplicativo é indicar para a administração pública as prioridades das ações de acordo com a participação popular, pois permite medir o nível de relevância das postagens (causas), através do número de apoiadores, compartilhamentos e comentários. Quanto maior for o nível de importância da causa, mais atenção ela deve receber da administração pública para resolvê-la", afirma Bringel Filho.

O aplicativo foi inteiramente criado e desenvolvido por docentes e alunos de Computação da Uespi, um grupo formado pelos professores José Bringel Filho, Constantino Neto,  Marcus Vinicius, e pelos alunos Misael Costa Júnior,  Caio Alves (Aluno de Especialização -Uespi/IFPI), Lorenzo Cunha, Gleydson Rocha e Henrique Motta. O grupo também contou com a colaboração dos  professores Anchieta Araujo, Liliam Barroso e Giovanni Carvalho.

Este projeto possui ainda a parceria internacional com a Universidade de Grenoble – França (Laboratório STEAMER), que é conceito A. A fan page do aplicativo pode ser acessada através do endereço: https://www.facebook.com/olhonacidade?fref=ts . O Aplicativo está disponível para dispositivos móveis da plataforma Android por meio do link: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.opala.eyesonthecity, e em breve também para iPhones.

Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais