Cidadeverde.com

Alunos piauienses participam pela 1ª vez de Olimpíada de Robótica

Imprimir
O futuro onde o ser humano viverá ao lado de robôs já chegou. A cada dia que passa, os seres de metal e fios invadem o dia-a-dia após nascer das mãos e da cabeça dos cientistas. O Piauí não poderia ficar de fora dessa onda e também começa a desenvolver este tipo de tecnologia. Alunos de duas escolas particulares do Estado irão participar do próximo dia 18 a 21 da Olimpíada Brasileira de Robótica em São João Del Rey em Minas Gerais. 




O grupo é formado por Mateus Valente, Mateus Nunes e Ricardo Cabral, do colégio Diocesano e Ricardo Guilherme do Procampus. O quarteto já desenvolveu diversos robôs mas participará da competição com um invento voltado para o resgate de vítimas de incêndio.


Karla Giovany Moura, coordenadora de Informática Educacional, explica que o grupo do Diocesano trabalha desde março no projeto e que em junho as duas escolas uniram as forças. “A prova prática é construir um robô bombeiro cuja função é salvar vítimas de incêndio. Então ele deve enfrentar os diversos obstáculos que se encontram em incêndio. Mas eles já apresentaram outros robôs na Feira de Conhecimento que aconteceu no sábado: o robô-lixo, a garra mecânica, trator movido a gás, energia solar e eólica”, descreve Moura.


A coordenadora explica que um engenheiro do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) esteve em Teresina no final de semana, gostou do trabalho do grupo e pegou contato dos meninos. 





Inventores
O estudante Mateus Valente explica que atualmente o grupo usa a estratégia de trabalhar com dois kits de robótica para construir o seu robô. “Observamos que os projetos que estavam mais bem colocados e vimos que eles misturaram os dois tipos”, justifica. Ricardo Guilherme diz que desde o ano passado começou seu interesse pela robótica desde o ano passado e que os quatro se uniram em 2011 para mostrar que potencial dos estudantes piauienses. 



Carlos Lustosa Filho


Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais