16/07/12, 08:00
É impossível fugir dessa pergunta quando a equipe da TV Cidade Verde está na rua: “Quando o Amadeu volta?”. O constante questionamento não é só dos telespectadores, mas também dos profissionais que trabalham com ele. Este mês, tivemos uma certeza e anunciamos para todo o Piauí: Amadeu Campos volta dia 30 de julho, uma segunda-feira, e ocupará a bancada do Jornal do Piauí que por 25 anos comandou o telejornalismo líder de audiência no Estado.
Fotos: Raoni Barbosa/Revista Cidade Verde
A ausência foi de exatos 11 meses e 23 dias longe do estúdio após o fatídico acidente que o deixou paralisado da cintura para baixo. O traumatismo foi tão forte no acidente automobilístico que Amadeu teve que passar por três cirurgias – na coluna, no ombro e no tórax. Todo o Piauí acompanhou a luta do jornalista que após o acidente surpreendeu a todos com sua força, determinação e fé.

Com o sucesso nas cirurgias feitas pelo médico Jacinto Lay, Amadeu iniciou o trabalho de fisioterapia. Foi ao Sarah Kubitschek, em Brasília, e atualmente conta com o apoio das equipes do Ceir (Centro Integrado de Reabilitação do Piauí), no bairro Ilhotas. O trabalho diurno da fisioterapeuta Rauena Lopes também está sendo fundamental para a sua recuperação.

O supervisor multiprofissional do Ceir, Aderson Luz Carvalho, destacou que o jornalista está sendo preparado para voltar ao batente e que as equipes reforçam o trabalho de independência de Amadeu Campos.

“Treinamos todas as funções para que ele volte às atividades diárias e tenha sua independência para que possa sair de casa sem depender dos outros e faça suas atividades sozinho”, afirmou Aderson Carvalho. Ele ressalta que a recuperação total do jornalista depende de “Deus, dele próprio e da ciência. Ele é um paciente determinado e tem uma evolução surpreendente. Estamos aqui na torcida por ele”.
A alegria da convivência
Convivendo com Amadeu há 14 anos na TV, a jornalista Nadja Rodrigues, destaca que a saudade não é só do profissional no vídeo, mas da convivência com a pessoa Amadeu Campos.

“Sentimos muito sua falta. Foi à maior ausência prolongada nos últimos 25 anos e nós tivemos que saber lidar com essa ausência. Ele, sem dúvida é um dos maiores comunicadores do Piauí e tanto seu público como os profissionais da casa estamos ansiosos com o seu retorno”.
Força do público
Amadeu Campos tem feito testes no estúdio da TV para acostumar seu corpo a dinâmica do Jornal do Piauí. São 2 horas de programa, e o jornalista talvez seja o apresentador do Brasil com mais tempo no ar. Ele disse que quer voltar com condições para fazer todo o programa e busca força no carinho do público.
“Quero voltar bem e é uma nova situação para mim. É uma coisa boa, pois vou voltar ao convívio com meus colegas de trabalho e retribuir o carinho do público. É o que eu gosto de fazer e o que sei fazer na vida e é esse carinho do telespectador que tem me impulsionado a retornar à TV”.
Mensagens de amigos para Amadeu:
“É um ganho para o jornalismo piauiense, especialmente para a televisão, tê-lo de volta ao batente. Ele é um exemplo de persistência e demonstração inequívoca de que se pode dar volta por cima, mesmo nos momentos mais difíceis. Desejo boa sorte e que continue firme no seu trabalho”.
Jornalista Marcos Teixeira
“O jornalista Amadeu Campos, além de ser um excelente profissional da comunicação, resultando daí a sua empatia com o público, é muito estimado pelos seus colegas, pela maneira respeitosa e afetuosa com que trata a todos, indistintamente. Uma tragédia o retirou temporariamente do vídeo. Mas, com seu espírito de luta e de fé, e com a ajuda da medicina, ele vem superando desafios inimagináveis. Sua volta ao trabalho é uma grande notícia! Mais que isso: é uma grande e boa notícia!
Jornalista Zózimo Tavares

“A volta de Amadeu Campos representa uma conquista dos piauienses pela grande desejo dos telespectadores de vê-lo novamente atuando na TV. Graças a Deus e a determinação dele chegou a hora. E para nós colega de trabalho é mais uma motivação no nosso dia a dia. Amadeu terá nosso total apoio e solidariedade”.
Elivaldo Barbosa

"Assim como todo o Estado, a nossa expectativa também é grande para ver o retorno do Amadeu no Jornal do Piauí. Há um ano ele luta para voltar às atividades do dia a dia, entre elas o trabalho que é para ele é mais do que uma questão profissional, é uma questão de vida".
Jornalista Liana Aragão
Yala Sena
yalasena@cidadeverde.com