Cidadeverde.com

Andar de bicicleta traz riscos à saúde sexual masculina

Imprimir
Andar de bicicleta é um excelente exercício aeróbico, com imensos benefícios à saúde, além de ser um meio de transporte ecologicamente correto. Todavia, alguns cuidados devem ser tomados na hora de pedalar, principalmente no tocante à escolha do selim. Isso porque, cada vez mais surgem estudos que comprovam uma relação entre pedal e distúrbios urogenitais, podendo ir de uma simples dormência a lesões crônicas irreversíveis que afetam a saúde sexual do ciclista. É o que informa o urologista Giuliano Aita, o fato já foi demonstrado em estudos clínicos e acontece em função do impacto dos órgãos genitais masculinos contra o selim da bicicleta levando a traumas que podem prejudicam a fertilidade e até mesmo contribuir para a impotência sexual.

Giuliano explica que entre os problemas mais frequentes encontrados em homens que praticam mais três horas por semana de ciclismo com selim inapropriado são uma inflamação crônica causada pelo impacto do períneo no selim com o encarceramento de um nervo chamado ‘pudendo’. A consequência pode ser a perda da sensibilidade na região escrotal. “Além disso, o fluxo de sangue na área genital também fica comprometido e isso influencia na ereção. Portanto, é importante realmente ter atenção e procurar o médico para uma análise caso esse seja o esporte predileto, além de buscar orientação especializada na escolha do selim. A Federação Piauiense de Ciclismo conta com profissionais gabaritados para uma devida orientação no momento da escolha do assento apropriado’, assevera o especialista.

"As pesquisas desenvolvidas constatam que além do formato do selim, a posição do ciclista na hora de pedalar é de fundamental importância.Se o ciclista pedala de forma mais reclinada, sem provocar compressão no períneo, há redução de danos à área. Por outro lado, uma posição mais ereta agrava essa compressão, levando à diminuição do fluxo sanguíneo em até 70%, o que pode contribuir para os fatores acima citados", complementa Aita.

Com relação ao selim, o modelo ergonômico mais largo e sem nariz oferece a maior proteção possível contra essa redução do fluxo de sangue no pênis.

É importante ressaltar que o ciclismo traz vários benefícios à saúde física e mental, reduzindo o risco cardiovascular e, portanto, a sua prática deve ser estimulada. 

"Vale destacar que a associação ciclismo - impotência sexual ainda é motivo de controvérsia na comunidade médica, onde uma boa parte ainda discorda dos resultados destes estudos. Contudo, prevenir ainda é o maior remédio. Enquanto não se chega a uma conclusão definitiva o ideal é adquirir selins que proporcionem conforto e segurança", finaliza Aita.


Da redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais