Cidadeverde.com

Ao completar cem dias, Firmino diz que está "arrumando a casa"

Imprimir
O prefeito Firmino Filho (PSDB) completa cem dias de gestão nesta quarta-feira (10). O tucano ressalta que durante o período seu objetivo foi "colocar a casa em ordem”. Ele diz ter assumido a Prefeitura em uma situação financeira delicada e que tem trabalhado no sentido de sanar as dívidas para iniciar os investimentos que a cidade precisa.

Firmino lembrou uma de suas primeiras ações foi fazer o levantamento das dívidas deixadas pela gestão anterior por meio do recadastramento Redívidas. “A nossa luta é para arrumar a casa. Pegamos a Prefeitura com sérias limitações financeiras e estamos trabalhando para que essas dívidas deixadas sejam sanadas”, comentou. Somente o débito cadastrada no Redívidas ultrapassou R$ 210 milhões.


O pagamento das dívidas com os servidores foi prioridade em sua gestão, sobretudo com os servidores da saúde e educação. A Prefeitura de Teresina afirma que já pagou cinco folhas suplementares, garantindo o pagamento de direitos como insalubridade, férias, diárias, horas-extra e outros. Para que isso fosse possível, a Prefeitura precisou se replanejar. Revisão em contratos, corte de horas-extra, redução de contratos de aluguel de veículos e estágios foram algumas das medidas adotadas para sanar as finanças.

Entretanto, o tucano vem enfrentado uma greve dos servidores municipais que já ultrapassa os cinquenta dias atingindo Seduc, HUT entre outros servidores. 

Firmino Filho, entretanto, destaca o fim da fila por cirurgias ortopédicas no Hospital de Urgências de Teresina (HUT), a redução do número de acidentes de trânsito, limpeza pública e a continuação das obras que possuíam recursos.

O prefeito ressalta agora que a Prefeitura está trabalhando no sentido de garantir mecanismos que venham a proporcionar a realização de outras obras igualmente importantes para a cidade, sobretudo as de mobilidade urbana. “Acreditamos que a partir do segundo semestre, poderemos adotar uma postura mais incisiva em relação ao nosso plano de Governo, com as ações e projetos que apresentamos durante a campanha e que estejam de acordo com aquilo que Teresina precisa e merece”, salientou.

Outra prioridade é fazer com que a educação pública da capital retorne aos patamares anteriores, com índices satisfatórios no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). A Prefeitura também traça um planejamento a longo prazo. Para isso, já inicia as discussões para a elaboração da Agenda 2030, que traçará as prioridades da cidade para os próximos 20 anos. De posse das prioridades, buscará os recursos para viabilizar as obras necessárias para a melhoria da mobilidade urbana da cidade. 


Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais