Cidadeverde.com

Apagão deixa 700 mil sem água e Agespisa pede racionamento

Imprimir
O presidente da Agespisa, Raimundo Neto, informou durante coletiva na Estação de Tratamento localizada no Distrito Industrial, zona sul de Teresina, que mais de 700 mil consumidores estão sem água, devido ao apagão no sistema de energia da Eletrobras/Chesf. A Agespisa realiza “operação carro-pipa”, principalmente para suprir hospitais, clínicas e escolas.


Ele classificou como “situação gravíssima”, já que o curto-circuito destruiu o sistema elétrico e paralisou todo o tratamento de água em Teresina. 

O presidente da Agespisa, Raimundo Neto, informou que houve um apagão ontem, por volta das 20 h, e destruiu todo o sistema elétrico que alimenta o único complexo de estação de tratamento de água de Teresina. A população usa água de poços, carros-pipas e de reserva em caixa de condomínio.

“Estamos trabalhando para que hoje possamos voltar a funcionar com 50% do abastecimento e amanhã retornar com o restante. Tudo foi parado e pedimos a compreensão dos consumidores”, disse o presidente descartando a possibilidade de ação criminosa. 

Evelin Santos/CidadeVerde.com


Ele explicou que um transformador 69 kw foi completamente destruído, além da casa de bombas e fios elétricos. "Há um transformador reserva que está sendo instalado agora e outro foi encomendado fora do estado e está a caminho. Estamos também trabalhando com um plano B, utilizando geradores com óleo diesel para suprir a falta de energia”, afirmou.



Neto pediu compreensão e solidariedade por parte da população. Ele afirma ainda que a prioridade será atender a hospitais e clínicas. Foi montada ainda uma operação carro-pipa para abastecer os locais mais críticos que ainda serão identificados. 


O presidente da empresa diz ainda que a Agespisa produz 235 milhões de litros de água por dia e pela primeira vez na sua história tem uma interferência externa dessa amplitude. 


Publicada às 7h40
Um curto-circuito ocorrido ontem, por volta das 20 h, destruiu todo o sistema elétrico que alimenta a Estação de Tratamento de Água de Teresina, o que provocou a paralisação total no complexo de produção de água da Agespisa, localizado no Distrito Industrial.

A Direção da Agespisa informou que desde as primeiras horas do dia, os técnicos da empresa estão trabalhando para colocar em funcionamento, pelo menos, uma das três estações que formam o complexo de produção de água. 


“A previsão é a de que ainda hoje, a companhia consiga restabelecer cerca de 50% da produção do complexo.Vamos unir todos os esforços o mais rápido possível para  minimizar os transtornos", afirmou o presidente da Agespisa, Raimundo Neto, que esteve no local ontem a noite, acompanhado dos técnicos da companhia. 


A Agespisa comunicou, ainda ontem a noite, à Eletrobrás, que garantiu ajudar nos serviços de reparos da subestação 69, responsável pelo sistema elétrico da ETA.

Uso racional da água.

A Agespisa está recomendando o uso racional da água. Atualmente, a Agespisa produz 235 milhões de litros de água por dia em seu complexo de produção, que inclui três estações de tratamento de água. A produção de água da capital também é reforçada por 50 poços existentes em vários bairros, com uma concentração maior na região da Santa Maria da Codipi, zona Norte. Com os poços, a produção diária total de água em Teresina chega a 250 milhões de litros.


Esclarecimento Chesf
 O superintendente da Chesf no Piauí, Airton Feitosa, informou que o problema no sistema de bombas da Estação de Tratamento de Água da Agespisa não tem qualquer relação com a Companhia. Segundo ele, a Chesf é responsável pela alimentação da energia e o transtorno foi ocasionado pelo curto-circuito no transformador dentro da própria ETA. 

“Não houve nenhum rompimento no sistema de energia da Chesf. O problema ocorreu dentro da própria estação”, assegurou. 


Flash Yala Sena 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais