Cidadeverde.com

Apenas 45% do total de contribuintes do Piauí já declararam o IR 2014

Imprimir
Brasileiro deixa tudo para a última hora, e como brasileiros os piauienses também são assim. Faltando apenas oito dias para o fim do prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda 2014, apenas 45% da meta já acertaram as contas com o Leão.


A Delegacia da Receita Federal no Piauí aguarda, para este exercício, que 200 mil declarações sejam entregues até o dia 30 de abril, prazo final. Deve declarar aqueles que receberam no ano passado a partir de R$ 25.661,70 a título de rendimentos tributáveis.

Números atualizados mostram que, até o momento, apenas 91.123 contribuintes da base de dados do Piauí já entregaram o documento. O temor é que, como ocorre tradicionalmente, o sistema trave, ou caia, com o grande volume de transmissões nos últimos dias.

“A melhor dica é ainda não deixar para a última hora. Há sempre risco. Mas se percebe ainda que a principal dúvida do piauiense é sobre o que deve, ou não, se declarado”, afirma o presidente do Conselho Regional de Contabilidade (CRC), Elias Caddah.

Foto: Thais Loiola
Projeto Declare Certo.

Na tentativa de atender à população, o CRC Piauí montou, em parceria com a Universidade Federal do Piauí (UFPI), um stand na praça Rio Branco, Centro comercial de Teresina. O objetivo é prestar gratuitamente consultorias à população de como declarar.

“O stand vai está montado diariamente das 9h às 16h até a próxima sexta-feira (26). Quem tiver dúvidas é só chegar e se conseguir a informação necessária. A meta é atender mais de mil pessoas na segunda edição do projeto Declare Certo”, conta o contador.

A expectativa é que 60 alunos de graduação em Ciências da Contabilidade participem da iniciativa. 

Lívio Galeno
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais