Cidadeverde.com

Arcebispo faz celebração com pés descalços na igreja das Dores

Imprimir
Atualizada às 16h56
O arcebispo de Teresina, Dom Jacinto Brito, celebrou de pés descalços a exaltação da Santa Cruz, na igreja das Dores, na praça Saraiva, Centro de Teresina. 

Fotos: Evelin Santos/Cidadeverde.com


O local está lotado, e toda a cúpula da Igreja Católica se fez presente. Em seguida haverá a procissão do Senhor Morto, onde os fiéis se deslocarão até a igreja São Benedito. 

Dom Jacinto pede reflexão e silêncio aos fiéis para colher os dons deixados por Deus e por seu filho. "Silenciar também para voltar às leituras bíblicas", cita o arcebispo, que realiza a leitura no livro de Isaias.

Fotos: Yala Sena/Cidadeverde.com

O seminarista Ivo Torres informou que mesmo não sendo da corrente franciscana, Don Jacinto celebrou os ritos da Paixão do Senhor de pés descalços, o que representa um traço da espiritualidade franciscana. 

Dom Jacinto explicou que hoje não é celebrada nenhuma missa, para que os católicos se fixem no calvário e no sacrifício de Cristo na cruz. 

A celebração, dividida em liturgia da palavra, veneração da cruz e comunhão eucarística, tradicionalmente conta com os fiéis ajoelhados por 10 vezes durante a liturgia. Dom Jacinta pediu que os católicos fizessem o gesto pela 11ª vez pedindo paz. 

Os fiéis seguiram da catedral para a Igreja de São Benedito, na procissão do Senhor Morto.

Fotos: Yala Sena/Cidadeverde.com


Flash Yala Sena
Cida Cardoso (Da Redação)
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais