Cidadeverde.com

Arte Santeira do Piauí faz sucesso em exposição no Senado

Imprimir
Obras de 98 artesãos piauienses seguem em exposição até domingo (20) na 2ª Mostra Cultural Arte Santeira e Profana do Piauí, realizada no Espaço Cultural Senador Ivandro Cunha Lima, no Senado Federal, em Brasília. Sob a realização dos “Santeiros do Piauí” e curadoria do artesão Edilson Lopes, cerca de 100 peças enchem os olhos de quem passa pelo espaço. São obras dos maiores ícones do artesanato piauiense.

O senador João Vicente Claudino (PTB) foi um dos que prestigiou a exposição. “Fico muito feliz em ver estes trabalhos aqui no Senado. Políticos e cidadãos de todo o País têm a oportunidade de conhecer estas preciosidades. Pudemos apreciar em um só lugar obras de grandes mestres de várias cidades do Estado. São artistas de Teresina, Parnaíba, Campo Maior, Pedro II, Floriano e São Raimundo Nonato”, declarou.

Fotos: Divulgação  

O jornalista Paulo José Cunha e um dos maiores colecionadores do Brasil, o advogado Luiz Carlos Bettiol, também visitaram a Mostra Cultural. “São peças maravilhosas. É de tirar o chapéu. Dá para avaliar a dificuldade de montar e transportar um acervo desses”, comentou Bettiol. “O senador João Vicente Claudino sempre nos ajudou muito, desde quando era secretário de Indústria e Comércio. Também é uma grande honra receber mais uma vez Luiz Carlos Bettiol, é uma pessoa dessas que nos incentiva a estar aqui”, declarou o artesão Edilson Lopes.

A exposição fica aberta ao público durante esta semana, de 8h às 19h, com exceção de quinta e sexta-feira. Já no sábado (19) e domingo (20) a exposição estará aberta normalmente, de 8h às 17h. As obras também estão a disposição para venda, com preços que variam de R$ 600 a R$ 40 mil. As peças são de madeira dos tipos cedro, mogno, pequi, imburana de espinho, cerejeira e jaqueira. 



Dentre os artistas que estão com suas obras contempladas na exposição, destacam-se os Mestres Costinha, Cornélio, Paquinha, Junho, Maurício, Raimundo José, Seu Ribamar (ambos de Teresina); Farias (de Campo Maior); Mestre Araújo e a esposa Verônica (Pedro II); Mestres Guilherme, Antônio Carlos Reis, Danilo, Paulo Gaspar, Antônio Oliveira, Chico Ribeiro, Juca Lima e Toinho (ambos de Parnaíba). Além desses, ainda há obras de Mestre Dezinho (1916-2000), o precursor da arte santeira no Piauí, e do Mestre Expedito, que neste ano completa 51 anos de carreira.

Da Redação

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais