Cidadeverde.com

Artigo fala sobre a polêmica final do Campeonato do Rio de Janeiro

Imprimir
Após a polêmica final do Campeonato Estadual do Rio de Janeiro, entre Vasco e Flamengo, com direito a título definido com um gol em impedimento, Mônica Carvalho Braun escreveu artigo para o Cidadeverde.com:

Campeonato Carioca, Vasco e Flamengo dividem a Taça!
(...quando tudo poderia ser diferente;  Brasil, mostra tua cara!)
Mônica Carvalho Braun
14 de abril 2014

Esta foi a manchete de hoje:  Campeonato Carioca, Vasco e Flamengo dividem a Taça!

Assisti o jogo com empolgação de uma torcedora comum. Sim, comum porque não sou fanática. Curto esportes como alguém que gosta de ver disputas, competições, se alegra em ver o movimento dos atletas e imaginar o quanto eles fizeram para estarem lá. O quanto o técnico trabalhou e o tempo, esforço, dedicação e muita “responsa” que todos os atletas tiveram que manter, mesmo diante da ausência de suas familias, para estarem  agora, ali, naquele momento, defendendo seu time, seu grupo, sua camisa, e por que não dizer... seu trabalho.

Sim,  vê-los é sempre uma alegria enorme,  e digo,  não só no futebol mas também curto outros esportes de equipes e individuais.

Mas estou aqui para relatar o quanto estou feliz  pelo resultado  de como tudo foi direcionado. Estou orgulhosa como vascaína, como flamenguista, como brasileira e como cidadã.

Na verdade demos um passo importante na mudança das coisas neste País. Quem não teria orgulho neste momento? Eu  estou plena, contagiando minha alegria para todos os lados!

O jogo foi esplêndido! Vê os jogadores disputarem a bola, e a torcida , vascaína e flamenguista,  gritando horrores para levar seus time à frente...adoro isso...adoro vê a galera agitar como que unidas, empurrando o time pra frente.

O jogo começou bem...  (digo, e me perdoem se eu escrevo algo que seja inapropriado, até porque cada um tem uma visão de jogo!)

Pois bem,  terminamos o primeiro tempo zero a zero ... parece que o sangue subiu ainda mais para nossa cabeça... ôôô expectativa!!

Segundo tempo inicia, agitado, mas enfim  o time vascaino faz um gol! Adorei, gritei muito...  tipo, vai lá Vascão!!

O  flamengo correu muito  e senti neles a garra inerente ao time:  homens fortes e decididos para a busca do resultado. 

Com 1 x 0 do Vasco não teria dúvidas: somos campeões!

Como tudo pode acontecer, nos últimos minutos, e também não quero me prolongar, flamengo faz um gol com  o atleta  em posição inrregular, como se diz  técnicamente, foi  impedimento!  O juiz não deu, o jogo acabou e sairam  todos para comemoração.

Vascaínos revoltados e flamenguistas felizes pela vitória! Perguntei: que vitória?

Depois da correria, gritos de empolgação, abraços fraternos... minha surpresa:  na hora da comemoração todos subiram ao pódio para receber a taça, os atletas do flamengo todos  juntos. Quando surge o capitão do time e pede para falar, pega o microfone e  testa:  “ 1...2...3... “  e pede silêncio no estádio.

Que loucura... todos gritavam...e ele insistia: “SILÊNCIO!”

Quando começou a falar o estádio era dele. Todos ouvidos... as emissoras de Tv e radio de todo Brasil e do mundo...atentos. O que ele poderia declarar ???

E falou: “ Quero dizer que o jogo foi duro, corremos muito e cometemos alguns erros fatais neste jogo... também reconheço que o time vascaíno deu sangue, até porque luta por uma vitória justa a anos...”

Continuou firme...  “sabemos como funciona tudo aqui no Brasil... fora de campo e dentro dele. Mesmo com tantas leis, normas, regulamentos parece que nunca é possível ser correto, porque os olhos humanos e a hipocrisia das pessoas não deixa vê e  fazer o óbvio...”

E continuava... “Quero falar para vocês o seguinte:  neste Brasil, já reconhecido de “levar vantagem em tudo”, de “dar um jeitinho” , de “levar as pessoas na conversa”, enfim... de “se dar bem”, quero aqui e agora  dizer para vocês que chega disso.” Para espanto de todos e levantando a mão como em discurso  inflamado e sem tropeçar nas palavras: “ ... os brasileiros merecem mais que um jogo, do que gols em rede, do que vibrar por campeonato...vocês todos merecem RESPEITO!!!

Nesta altura, quem viu pela TV ou estava lá observou alguns companheiros que chegavam e diziam:. “deixa disso cara, vem pra cá... larga este microfone”. Ele forte, determinado, disse: “ EU NÃO ACABEI!”

E continou: “Quero chamar aqui o capitão do time vascaino...” O capitão se aproximou, olhando todos ao lado, vendo os olhares de seus companheiros  e de seu técnico, e foi... chegou perto e os dois deram um aperto forte de mãos e depois se abraçaram.

O capitão flamenguista continuou enfim... “quero aqui com você e toda torcida do vasco  reconhecer que o título é de vocês! “

Uauu!!!! O cara pegou a taça e entregou na mão do capitão vascaíno. Sim, todos foram a loucura...mas ainda não tinha terminado. 

O estádio estava em festa... quando o  capitão vascaíno  disse: “  Vou aceitar sim , este título é nosso com muito orgulho. Sei que em pontos e por decisão dos juízes a taça é de vocês, mas quero aqui  dizer o seguinte...também é de vocês  porque mais que títulos, o homem  ou um time se faz  pela honra, honestidade,  pelas virtudes que queremos aqui repassar”
E continuou... “ e vocês deram agora este reconhecimento para todos... Que os homens do nosso  Brasil possam agora rever suas ações e com integridade façam o que devem fazer! Somos sabedores do que ocorre atrás dos bastidores, mas nós atletas devemos defender o que é justo e  honesto!”  e finalizou: “Dividimos, nós do Vasco, este título com vocês Flamengo.  A TAÇA É NOSSA!!”

Nesta altura os repórteres estavam agitados... e na arquibancada famílias inteiras gritando. Ninguém acreditou... foi surreal, em cadeia nacional!!

Como devo estar agora... orgulhosa por esta atitude corajosa, onde vejo a possibilidade do Brasil mudar. Que as pessoas possam acordar e defender o que é certo, e não fingir sobre coisas, fatos e ações erradas.  Como explicar o incorreto como correto para nossas crianças, que estarão aqui em futuro próximo, construindo este País? Fazendo igual ou pior? Porque tudo é “correto” e se “vale a pena correr este risco-ético”?

Prefiro a coragem dos poucos do que a loucura dos muitos.

Que o País possa rever tudo de forma honesta, corajosa. Vergonha é o que passamos atualmente diante de tantas coisas “ nebulosas”.

Acordei! O despertador tocou... tenho uma apresentação a fazer, trabalho,  o dia parece que vai ser corrido, só surpresas.

Ligo a TV...  não não não,  foi apenas um sonho. Foi surreal !?!
O País continua incoerente e as pessoas deixam de fazer o óbvio, ser honesto,  por falta de CORAGEM!

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: artigo