Cidadeverde.com

Aumenta o número de grávidas em busca de vacina contra a gripe

Imprimir
Nariz entupido, cabeça pesada, tosse e dores no corpo. Os sintomas da gripe deixam qualquer um sem ânimo, e, durante a gestação, tudo parece ainda pior. Com a intensidade do período de chuvas em Teresina muitas grávidas vem buscando medidas alternativas para aumentar o sistema imunológico e fugir dos antibióticos que são proibidos nesta fase, já que contém vasoconstritores e podem causar taquicardia e queda da pressão arterial. 

Segundo o ginecologista e obstetra Alberto Monteiro Júnior, o número de gestantes que adquirem algum tipo de virose nesta época do ano é de quase 30%. Alberto explica que simples cuidados podem reduzir esse número como tomar a vacina contra a gripe oferecida gratuitamente nos postos de saúde da capital.

“A vacina é segura para mãe e bebê em qualquer período da gravidez por ser feita com vírus inativo. A gestante pode sentir uma reação leve após tomar a imunização, como dor de cabeça, no corpo ou no local da picada, mas não a o que se preocupar isso é normal”, disse o especialista.

O médico alerta que a grávida deve procurar ajuda médica assim que notar os sintomas da gripe para evitar que o quadro se agrave. A gripe não tratada pode desenvolver na gestante infecções secundárias como: a pneumonia, sinusite, faringite ou amidalite, colocando em risco a sua saúde e do bebê.

Estudos científicos mostram que, durante a gestação, há transferência de anticorpos maternos para o feto por meio da placenta, por isso é essencial que a gestante jamais tome qualquer medicamento por conta própria. Além dos antigripais que estão proibidos, os descongestionantes nasais, que parecem inofensivos, também devem ser usados com muita moderação, principalmente, na primeira metade da gravidez e devem ser substituídos pela inalação com soro fisiológico.

O especialista esclarece que, na gravidez, cada sintoma deve ser tratado separadamente, sintoma por sintoma. Para dores de cabeça, no corpo e febre, é preferível a indicação do paracetamol em doses adequadas, sempre lembrando que a gestante deve procurar seu obstetra antes de ingerir qualquer medicamento. 

“Nesses casos de gripe a prevenção é sempre a melhor coisa a se fazer. O consumo de líquidos, alimentos ricos em vitamina C e repouso são fundamentais para ajudar a gestante a se recuperar, sem precisar de medicamento”, enfatizou Alberto Júnior.

Por fim, a gestante não deve ficar nervosa em relação ao bebê, porque mesmo estando se sentindo mal, o feto está protegido do vírus dentro do útero.  “Necessário é tratar a gripe para que ela não evolua para uma infecção mais grave, o que pode acarretar problemas na gestação e com o feto”, finalizou.


Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais