Cidadeverde.com

AVC mata mais mulheres do que o câncer; veja lista de doenças

Imprimir
Mapeamento das 453.151 mortes de mulheres registradas por ano no Brasil revela quais são as doenças e outras causas de morte que mais ameaçam a população feminina do País.

Segundo os mais recentes dados do Ministério da Saúde, coletados pelo Sistema de Informação de Mortalidade (SIM) em 2010 e tabulados só agora, o ranking com as 10 primeiras causas é liderado por infarto e acidente vascular cerebral (AVC). Além dos problemas do aparelho circulatório, outras condições evitáveis como pressão alta, gripe, pneumonia e diabetes estão na lista. 

Foto: Getty Images

Veja o ranking:
1º - Acidente vascular cerebral: 49.190 mortes
2º - Infarto: 41.719 mortes
3º - Outras doenças cardíacas: 30.872 mortes
4º - Diabetes: 28.300 mortes
5º - Gripe/Pneumonia: 27.760 mortes
6º - Hipertensão: 23.862 mortes
7º - Câncer de mama: 12.705 mortes
8º - Câncer de pulmão: 8.171 óbitos
9º - Acidente de transporte: 8.058 mortes
10º - Câncer de colo de útero: 4.986 mortes

Para os especialistas, os hábitos nada saudáveis estão por trás das mortes. Obesidade, sedentarismo e tabagismo são os principais gatilhos dos problemas cardiovasculares e metabólicos, que lideram as taxas de mortalidade feminina.

"Temos registrado um aumento gradual de AVC entre os mais jovens, com menos de 45 anos, e sabemos que os fatores comportamentais são os que antecipam os AVCs", afirmou a neurologista e presidente da Rede Brasil AVC, Scheila Ouriques.

Da mesma opinião partilha Sérgio Timerman, da Sociedade Brasileira de Cardiologia, ao apontar os motivos para a letalidade das doenças do coração. O Instituto Nacional do Câncer (Inca) também elenca estes mesmos vilões como desencadeadores do câncer de mama e pulmão , os que mais matam a população feminina.

Além da dieta saudável e dos exercícios físicos, os exames preventivos também auxiliariam a modificar o ranking. O papanicolaou repetido uma vez por ano, por exemplo, é capaz de detectar o câncer de colo de útero em estágio inicial, impedindo que estes tumores estivessem na lista dos principais inimigos das mulheres.



Fonte: IG
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais