Cidadeverde.com

Carnaval em março muda varejo em fevereiro e aquece vendas no Piauí

Imprimir
Para uns, os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira (15) são puro otimismo. Para outros, eles fogem da realidade e desmentem o que se observar na prática pelo mercado. Mas na realidade, eles apenas representam as consequências da mudança do Carnaval, que em 2014 foi no mês de março, para o varejo regional. 

Fotos: Arquivo Cidadeverde.com e Raoni Barbosa/Revista Cidade Verde

Em fevereiro deste ano o comércio viu crescimento de 14,1% em comparação com o mesmo período do ano passado, que tradicionalmente recebeu a folia de Momo. Os números são da Pesquisa Mensal do Comércio. 

“Os números revelam otimismo. O comércio é sempre o termômetro da economia de cada Estado. É um dos principais pilares da economia. Se o crescimento se manter: temos boas perspectivas para o Produto Interno Bruto em 2014”, diz o supervisor de informações do IBGE no Piauí, Pedro Soares.

Pedro Soares.

As vendas no comércio varejista do país cresceram nos dois primeiros meses do ano 7,4% em comparação ao acumulado no primeiro bimestre do ano passado, portanto na série livre de ajuste sazonal. 

Em relação a fevereiro de 2013, a expansão foi 8,5%, o que levou o crescimento acumulado dos últimos 12 meses (a taxa anualizada) a uma alta de 5% sobre o mesmo período anterior.


Na mesma base de comparação (bimestre contra o mesmo período do ano anterior), a receita nominal de vendas do comércio varejista expandiu 13,9%, caindo para um crescimento de 13,3% em relação a fevereiro do ano passado e para 12,3% na taxa anualizada.

Para a CDL
“O mês de fevereiro tem um perfil quando cai em fevereiro e outro quando vai para março. Mas é um mês pequeno e concentra dias de feriados. Nosso Estado não tem perfil turístico. Mesmo assim, minha visão é otimista”, opina o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas do Piauí, Evandro Cosme. 


“Não tivemos ainda, aqui no nosso universo do Piauí, nenhum fato que demonstre desaquecimento da economia. Pelo menos não sentimos. Prefiro trabalhar com dados do quê acreditar em especulações. Os feriados tem outro perfil de consumo e não deixam de gerar renda”, explica o gestor.

Para o Sindilojas
A classe dos lojistas não avalia com tanto otimismo. Para o presidente do Sindicato dos Lojistas do Piauí, Luis Antonio Veloso o dado que deve ser destacado na pesquisa é outro. O IBGE revela, ainda, que o varejo de janeiro para fevereiro de 2014 cresceu apenas 0,2%.


“O comércio está fraco, mas acreditamos que com a chegada das chuvas as pessoas possam se animar e consumir mais. Por enquanto está fraco, mas pode melhorar”, explica o gestor.

IBGE 
O índice revelado só pode ser comparado com resultados nacionais visto que a taxa de crescimento comparando mês a mês é feita apenas a nível de Brasil, e não por unidades da Federação. Mesmo assim, para Pedro Soares, o indicador revela índice otimistas para a economia local.


“Na prática, os números mostram que se está fraco esse ano o comércio, ainda é mais forte do que o ano passado. Mas a alta pode, sim, e deve representar otimismo para o setor. O ano está cheio de eventos comemorativos e até eleições. A tendência, é sim, de vendas melhores”, explica o supervisor de informações do IBGE no Piauí.

Mais dados no Piauí
Os índices são positivos desde dezembro de 2013. No mês do natal do ano passado, as vendas foram 6,3% maiores que em 2012. Janeiro deste ano também registrou alta. Neste caso, as vendas do varejo ampliado foram maiores 9,5% do que no ano anterior.


Lívio Galeno
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais