Cidadeverde.com

Badminton: Campeões do Pan Júnior chegam ao Piauí e fazem festa

Imprimir
Os seis atletas piauienses que participaram dos jogos Panamericanos de Badminton no Canadá, chegaram ao meio-dia desta terça-feira (31) em Teresina. Ao todo, a delegação piauiense foi responsável por cinco das 16 medalhas brasileiras. 

Fotos: Evelin Santos

Ao todo, o Brasil conquistou três ouros, três pratas e dez bronzes. Este ano os piauienses fizeram cinco semifinais e duas finais, resultado duas vezes superior ao do ano passado.


O Piauí encerrou sua participação com o seguinte resultado: Ouro para Fabrício Farias (SM 13); Prata para a dupla Fabrício Farias e Samia Lima (DX 13); Bronze para as duplas Sania Valéria Lima e Juliana Viana (DF11);  Samia Lima e Manoela Gori (DF13) e Sania Lima na categoria SF11.


Familiares dos atletas fizeram uma animada recepção a todos no aeroporto Petrônio Portella. 

Fabrício Farias, medalhista de ouro e prata este ano, se tornou bicampeão júnior, diz que aproveitou bem os dez dias que passou no Canadá e que o nível da competição foi bastante elevado. “Foi difícil porque eu estive na final contra o Donias Lucas que é do Rio de Janeiro e a luta foi dura”, diz, descrevendo seu maior desafio. 


A atleta Sania Lima se mostrou bastante emocionada e falou sobre o padre Pedro Balzi, seu amigo já falecido, e agradeceu o apoio ao esporte dado pelo apresentador Amadeu Campos, que voltou ao Jornal do Piauí.

A treinadora Norma Rodrigues declarou que o bom resultado do Piauí é uma soma de empenho dos atletas e de apoio de instituições. “Os meninos trabalharam muito para isso. O resumo disso é: planejamento e trabalho é igual a sucesso. Teremos no segundo semestre as olimpíadas escolares e o sul-americano. A nossa meta aqui podemos ter um atleta olímpico em 2016, basta que tenhamos empresas que acreditem e incentivem. Tenho certeza que temos condições para isso. Quem sonha e busca, torna o sonho palpável”, declarou. 

A diretora da escola municipal da Vila da Paz, Ida Maria Silva, destacou a importância do projeto que revela talentos no badminto na unidade. “É muito gratificante ver os atletas que saíram da nossa escola hoje chegar do Canadá com estas medalhas. Nós acompanhamos a trajetória deles desde 2006 e atualmente existem mais de 50 crianças no projeto”, acrescenta. 


O professor Francisco Soares, do colégio Sinopse que apoia os atletas de badminton também comemorou a campanha piauiense no Panamericano. “O sucesso dos jovens é um grande orgulho. Recentemente também tivemos dois alunos nossos aprovados no ITA, o que só comprova o trabalho que fazemos com o conhecimento e o esporte”, pontua. 

Leilane Nunes
Carlos Lustosa Filho
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais