Cidadeverde.com

Badminton une famílias e revela jovens campeões para o Brasil

Imprimir
O Badminton moderno é um esporte nascido na Índia que surgiu de uma brincadeira milenar européia chamada “raquete e peteca”, na qual o participantes tinham que, literalmente não deixar a peteca cair. O formato atual se espalhou pelo mundo, sobretudo, após as Olimpíadas de Barcelona em 1992, quando a modalidade entrou nos Jogos Olímpicos. Anos depois, o esporte chegou em terras piauienses e já entrou no vocabulário da população. Aliás, mais do que isso. Em aproximadamente seis anos, o Badminton já revelou grandes talentos, uniu famílias e é uma das grandes esperanças na formação de campeões que representam o Estado. 


O esporte também faz parte do programa da Olimpiauí e teve alguns de seus campeões revelados neste domingo (5), no ginásio do Instituto Federal do Piauí (Ifpi). As primeiras categorias a realizarem as finais foram as sub-11 e sub-13. 


A primeira decisão foi entre Sania Lima e Morgana Araújo, que apesar de competirem na categoria até 11 anos, têm apenas 8 anos. Mas engana-se que a partida era uma brincadeira, as meninas jogaram como gente grande. No final, Sania levou a melhor e bateu Morgana por dois sets a zero, com parciais de 21x10 e 21x9, já que no badminton a partida é de pontos corridos numa melhor de 3 sets. 

Carlos Lustosa Filho/CidadeVerde.com

Morgana e Sania


Experiente, Sania Lima já representou o Piauí nas competições em Blumenal e Recife e está com a vaga para disputar o Panamericano na Jamaica, no mês de junho. Só precisa do patrocínio. Mas a garota já imagina o que vai encontrar quando estiver na Terra de Bob Marley. “Estou me preparando pra jogar bem, quando chegar lá. Mas espero conhecer muita coisa e também fazer amigos”, diz a esportista da Unidade Escolar Nossa Senhora da Paz. 

Thiago Amaral/CidadeVerde.com


Carlos Lustosa Filho/CidadeVerde.com
Morgana e a família

A segunda colocada, Morgana Araújo, trouxe uma galera da pesada para torcer por ela: a mãe, a tia, a avó, a madrinha, o padrinho, dois tios, um sobrinho e ficou contente com o vice-campeonato. Também pudera, ela está jogando apenas desde fevereiro deste ano. “Na escola onde eu estudo tinha balé. Eu comecei a fazer, mas não gostei. Fui gostar mesmo do badminton”, conta a garota.

Os palcos podem ter perdido uma bailarina, mas as quadras, certamente ganharam uma esforçada promessa no esporte: Morgana diz que treina todos os dias, só descansando eventualmente no domingo, e sai de sua casa no bairro Vale quem Tem na zona leste para se aperfeiçoar no CT do Monte Castelo, na zona sul. 

Meninos
Quem lê pela primeira vez o nome do garoto Stélios Athannassios, 9 anos, pode até pensar que ele é grego. E não está completamente errado. O avô do garoto é da Grécia, mais precisamente, da região de Tessalônica, a segunda maior cidade do país europeu.

Mas apesar da ascendência macedônica, o atleta é piauiense e conheceu o badminton por acaso. “Eu fui no último dia da praia de verão no shopping no ano passado. Joguei e gostei”, lembra, tranqüilo, sob os olhares corujas do pai Stélios e da mãe Verônica. 

Thiago Amaral/CidadeVerd.com
Stélios com a mãe e o pai


Ele começou a praticar suas raquetadas pra valer apenas a partir de agosto de 2010 e também diz que joga futebol, mas que gosta mesmo de badminton e quer ser profissional. Ainda que esteja treinando há pouco tempo ele já conseguiu bons resultados ao chegar em três finais de campeonatos. 

Thiago Amaral/CidadeVerd.com
Gabriel e o tio, Thiago


Em todas as ocasiões, ele perdeu para um só adversário: Gabriel Teixeira, de 10 anos, que já joga desde o final de 2007 e está classificado para o Panamericano. Gabriel foi levado para o badminton pelo tio, Thiago Teixeira, de 17 anos, que também pratica a modalidade e também vai à Jamaica. Na torcida, estavam a mãe e a avó do garoto, bastante ansiosas e orgulhosas ao ver o atleta com a medalha de ouro brilhando no peito, após vencer a partida.

Resultados
Sub 13-F: Lorena Vieira (prata), Monaliza Freitas (ouro), Samia Lima (bronze)



Sub 13-M: Vinícius Evangelista (prata), Fabrício Farias (ouro)


Sténio (prata), Gabriel (ouro), Fernando Vieira (bronze)



Carlos Lustosa Filho
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais