Cidadeverde.com

Blocos homenageiam Teresina, TV Cidade Verde e sambistas no 1º dia

Imprimir
O desfile de carnaval é a oportunidade que os blocos de sujos possuem para prestar homenagens. Na noite de domingo (19), na avenida Marechal Castelo Branco, não foi diferente com as agremiações de Teresina, festejada pelos seus 160 anos, a serem comemorados em agosto. A TV Cidade Verde também foi lembrada, assim como sambistas, lavadeiras e até um antigo cabaré.

Fotos: Evelin Santos

Com sete anos de carnaval, o Amigos do Cabral resolveu falar da própria comunidade. O bairro na zona Norte, vizinho da avenida do samba, decidiu homenagear as pessoas que contribuem para o desfile todos os anos. Segundo Mithra Carvalho, uma das coordenadoras, os 200 componentes representam o rio Poti e as lavadeiras, lembradas por 15 passistas trajadas como tal. Um antigo prostíbulo denominado "Mói de Vara" também é citado. 


O Bloco dos Piratas resolveu falar de João Borges e Paulo Laursa, compositores que fundaram o berço do samba, na Vila Operária, zona Norte da capital. Com o tema "Nada será como antes", o grupo completa 12 anos de carnaval com 300 componentes na avenida, sendo 150 só na bateria. Na camisa, a frase "Teresina 160 anos", uma homenagem para a capital e também para a TV Cidade Verde, segundo Bárbara Janaína Vieira, uma das coordenadoras do bloco. 


O samba também foi motivo da homenagem do Guericó, mas por conta de um integrante. O tema "Kidade e o imortal da Guericó" lembra do componente Carlos Alfredo Martins falecido há cinco anos e que não perdia um desfile do bloco e da escola de samba Skindô. A viúva de Kidade, Ana Sabina Barros, compareceu e se emocionou ao falar do primeiro namorado, que morreu dois dias depois do Carnaval. "Tenho certeza que ele faleceu feliz, fazendo algo que ele gostava", declarou. 

O Guericó tem 10 anos e desfiloucom 250 componentes, 26 na bateria. O nome é uma homenagem ao fundador Júnior Gueri-Gueri e a um dos primeiros moradores do Monte Castelo, bairro onde o bloco de originou na zona Sul. Pinicó tinha problemas mentais e perambulava com um penico pendurado na cintura. 

Geísa Chaves (especial para o Cidadeverde.com)
Fábio Lima (da Redação)
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais