Cidadeverde.com

Comitê da Bacia Hidrográfica do Gurguéia será assinado neste sábado em Bom Jesus

No próximo sábado (22), na ocasião em que se comemora o Dia Mundial da Água, um grande passo a caminho da preservação ambiental da bacia do Rio Gurguéia será dado. Trata-se da assinatura do governador Wilson Martins em que autoriza a criação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Gurguéia, em solenidade que acontecerá no auditório da UFPI de Bom Jesus.

No início desta semana, Dalton Macambira, secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar) e presidente do Conselho Estadual de Recursos Hídricos, se reuniu com os conselheiros que aprovaram as indicações de membros que farão parte da direção do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Gurguéia, na mesma ocasião, o conselho também renovou a resolução de criação da comissão gestora do açude de Piaus.

“O comitê do Gurguéia faz parte de nossas ações em busca de melhorias na região do Semiárido. O comitê é o espaço onde a sociedade, poder público e usuário de águas são consultados sobre toda e qualquer obra hídrica, seja na esfera estadual ou federal, envolvendo a bacia hidrográfica. É onde se debate e se propõe soluções para a preservação da bacia e também decidir sobre o uso das águas acumuladas nas barragens já existentes ou que por ventura sejam construídas”, explicou o secretário, Dalton Macambira.

Características do Rio Gurguéia

O Rio Gurguéia, maior afluente do rio Parnaíba pelo lado direito, nasce no município de Corrente, na cota de 500 m, entre as serras de Alagoinhas e Santa Maria. No trecho inicial, o rio é intermitente e se torna perene a partir do quilômetro 82. Sua extensão total é de cerca de 532 quilômetros e apresenta uma declividade média de aproximadamente 2,1 m/km.

Ele é alimentado por poucos afluentes, em geral temporários, o que não impede a regularidade do regime na maior parte da calha principal. Entre os principais afluentes estão os rios Paraim, Curimatá, Fundo, Corrente, Canhoto e Esfolado e os riachos da Tábua e de Santana.

Da Editoria de Cidades
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais