Cidadeverde.com

Campus de Bom Jesus firma parceria no cerrado piauiense

Com a intenção de contribuir para o desenvolvimento e a consolidação da produção de grãos no Cerrado Piauiense, a Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio do Campus Professora Cinobelina Elvas do município de Bom Jesus, organizou uma comitiva-técnica formada por professores para percorrer algumas fazendas produtoras de grãos na cidade. As visitas tem o intuito de discutir com os produtores locais quais são os maiores desafios técnicos da produção de grãos nos Cerrados do Piauí e como a UFPI pode se inserir desenvolvendo novos conceitos que atendam à produção com características edafoclimáticas da região denominada MAPITOBA, formada pelos Estados do Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia.


A comitiva começou sua incursão pelo Cerrado visitando inicialmente a Fazenda Cantagalo, localizada no município de Baixa Grande, cujas atividades de produção de soja e milho tiveram início há três anos. A recepção do grupo de professores ficou a cargo do engenheiro agrônomo Deivid Carlos Signor que apresentara à comitiva dados históricos e técnicos acerca da fazenda e quais os maiores desafios para a consolidação das culturas de grãos no Cerrado Piauiense. Deivid Signor afirmou aos participantes que sua vinda ao Piauí devera-se à grande oportunidade profissional que a região tem apresentado nos últimos anos quanto à produção de soja e milho, compartilhando, ainda, seu visionamento quanto à produção de algodão como mais uma cultura que poderá fortalecer o agronegócio na região.

De acordo com a Prof.ª Dr.ª. Luciana Barboza, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Fitotecnia do Campus, "a visita superou as expectativas, haja vista a abertura do grupo gestor da fazenda quanto ao apoio e desenvolvimento de pesquisas em suas áreas de plantio. Pensando especificamente em minha área de pesquisa, o manejo integrado de pragas, pude vislumbrar a possibilidade de contribuir para a promoção de ações relacionadas ao controle de pragas, que hoje afeta fortemente a produção de grãos", disse.


Para o Diretor do Campus, Prof. Dr. Stélio Lima, que compusera a comitiva, "esta é uma ação que visa estabelecer parcerias entre a Universidade e o setor do Agronegócio Piauiense, com o propósito de respaldar técnica e cientificamente a produção de grãos nos Cerrados Piauienses", afirmou.

A próxima visita será feita à Serra do Quilombo, em Bom Jesus, local em que algumas fazendas receberão a comitiva e novas parcerias serão firmadas. O projeto conta, ainda, com reuniões técnicas, no Campus, com empresas de insumos agrícolas, sementes e máquinas; com a implantação de experimentos na Fazenda Escola da UFPI, em Alvorada do Gurguéia; além de oferecer à comunidade produtora a prestação de serviços de análise de solo por meio do Centro de Análise de Solos do CPCE.

Editoria de Cidades
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: