Cidadeverde.com

Hospital está sem água e tem corte de alimento e material

O Hospital Regional de Bom Jesus ( a 632 km de Teresina) vive uma grave crise financeira. Desde sexta-feira, o hospital “Manoel de Sousa Santos”, que atende 28 municípios do Sul do Estado, está sem água, sendo abastecido com carros-pipa.


Sem material para cirurgias, os pacientes reclamam da falta de atendimentos. O diretor do hospital de Bom Jesus, médico Gladstone Dantas da Fonseca disse que está em Teresina tentando uma solução junto a Secretaria Estadual de Saúde.

O médico informou que o hospital está sem material de limpeza, com falta de medicamentos, já que os fornecedores de alimentos e remédios suspenderam os atendimentos.  

“Ressalto que não é um problema de gestão, mas de crise financeiro. O hospital está inadimplente e estamos tendo boa vontade em resolver o problema”, disse Gladstone Fonseca, que já foi prefeito de Bom Jesus.

Ele explicou que um raio caiu no hospital e queimou a bomba de água que faz abastecimento do local, além de quatro computadores e a máquina de esterilização.

Sem ambulância
Todas as ambulâncias do hospital estão quebradas. Informou o diretor. Ele disse que encaminhou ofício a Secretaria Estadual de Saúde pedindo providência urgente no conserto das quatro ambulâncias. Um dos veículos já tem mais de um milhão de quilometragem e está sucateada.
 
Gladstone Fonseca ressaltou que o governo precisa aumentar os repasses para atender as necessidades do hospital que é referência no Sul do Estado.

Resposta
A Secretaria de Saúde divulgou a seguinte nota sobre o assunto:

O Governador Wilson Martins e o secretário de saúde, Ernani Maia, nunca deixaram de atender as solicitações do Hospital Manoel de Sousa Santos, dentre elas, o repasse de recursos para o pagamento de dívidas de gestões passadas.  A unidade de saúde, inclusive, foi duplicada e equipada. A Superintência de Assistencia à Saúde da Sesapi atesta que o hospital sofre um sério problema de gestão. A atual direção chegou ao ponto de não acompanhar as duas ações da Força Estadual da Saúde realizadas no local. A Sesapi lamenta a forma como o assunto foi colocado e reitera que o caso será resolvido pelo governador.
 
Flash Yala Sena
yalasena@cidadeverde.com

Mais de 15 mil foliões agitam último dia de carnaval de rua

O último dia da festa de momo 2014 no município de Bom Jesus, distante 632 km de Teresina, foi comemorado ao som de Kuarto de Empregada,  Dandinha e Banda e Fervendo Frevo. O carnaval de rua, organizado pela Associação dos Filhos e Amigos de Bom Jesus e pela prefeitura, completou 10 anos e reuniu mais de 15 mil foliões por noite, nos cinco dias de festa.
 


“Esta é a nossa maior manifestação de alegria. O carnaval é, sem dúvida, a mais bela das nossas festas populares, pois vem diretamente do anseio do povo”, pontua o deputado estadual Fábio Novo (PT), incentivador dos investimentos em cultura no Piauí e natural do município de Bom Jesus.

 
O carnaval de rua de Bom Jesus aconteceu do dia 28 de fevereiro até essa terça-feira (4), e contou com apresentação de bonecões, trenzinho para as crianças, blocos e corso.
 
As bandas Fervendo Frevo, Nairê e companhia do Forró também agitaram o evento, que aconteceu na avenida Josué Parente e na Praça Marcos Aurélio, centro da cidade.


Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Carnaval de rua completa 10 anos ao som de vários ritmos

Mais de 15 mil foliões lotam, por noite, a avenida Josué Parente e a Praça Marcos Aurélio no carnaval de rua de Bom Jesus, distante 632 km de Teresina. A festa de momo, uma das mais tradicionais na região Sul do Piauí, completa 10 anos e é comemorada ao som de marchinhas, axé e até música eletrônica.


As bandas Fervendo Frevo, Nairê e Dandinha e banda agitaram a noite de ontem (02), que contou ainda com bonecões e trenzinho para a criançada. Nesta segunda-feira (03), o carnaval será comandado pela Companhia do Forró anima a festa. A banda Kuarto de Empregada será atração do último dia do carnaval 2014.


O deputado estadual Fábio Novo, incentivador das manifestações culturais no Piauí, prestigia o carnaval de Bom Jesus e destaca a data como o "ápice da alegria do povo brasileiro".

 
"Valorizar o carnaval é reafirmar o que a própria Constituição Federal diz a respeito da felicidade, quando determina que o povo tem direito ao lazer, à alegria", observa Novo.
 
Para o prefeito de Bom Jesus, Marcos Elvas, o apoio do poder público ao carnaval, organizado pela prefeitura e Associação dos Filhos e Amigos de Bom Jesus, representa um investimento no desenvolvimento da cultura popular.
 

Confira a programação
 
Dia 03 (Segunda-feira)
 
17h - Concentração Corsona avenida Doutor Raimundo Santos no bairro Aeroporto .
16h - Carnaval do Senhor
19h – Banda Local
23h – Companhia do Forro
03h – Dandinha e Banda
 
Dia 04 (Terça-feira)
 
16h – Concentração da Banda Fervendo Frevo na Praça Marcos Aurélio. Desfile de bonecões, palhaços, trenzinho até a Avenida Josué Parente.
18h30 - Matines
22h – Banda Local
0h –Kuarto de empregada
3h - Dandinha e Banda



Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

Força Estadual do SUS realiza cirurgias em Bom Jesus

A Força Estadual do SUS esteve em Bom Jesus para a realização de cirurgias e atendimentos. Uma equipe com 3 cirurgiões pediatras, 2 anestesistas, 3 enfermeiras, 4 técnicos em enfermagem e 1 enfermeira chefe de Teresina somou-se a 1 um cirurgião geral, 3 enfermeiras, 4 técnicas em enfermagem e demais funcionários do Hospital Regional “Manoel de Sousa Santos” de Bom Jesus para realizarem cirurgias pediátricas.


O médico Edinaldo Miranda e mais dois colegas cirurgiões pediatras se deslocaram de Teresina para atender as crianças que necessitam de cirurgias e foram cadastradas pelas secretarias municipais de saúde. A parceria com os municípios, através das secretarias municipais de saúde tem por objetivo fazer o levantamento de crianças que necessitam de cirurgias de baixa complexidade para agilizar os atendimentos. O médico Ângelo Sena, que é filho da região e trabalha no hospital, também participou do mutirão. 

Os procedimentos realizados são de baixa complexidade, onde a pessoa sai do hospital no mesmo dia da operação. Os casos de maior complexidade serão encaminhados para Teresina, o paciente é analisado e havendo a necessidade é marcada a cirurgia para o Hospital Infantil.



O diretor geral do Hospital Regional de Bom Jesus, médico Gladstone Fonseca, a secretária municipal de saúde de Bom Jesus, Nádja Falção, o prefeito de Bom Jesus, Marcos Elvas junto com o deputado Fábio Novo pretendem solicitar outra etapa da Força Estadual do SUS para outras especialidades nas áreas de oftalmologia, ortopedia, cirurgia-geral, ginecologia e urologia para o município de Bom Jesus e região.




Da Redação
redacao@cidadeverde.com

Prefeitura de Altos prorroga prazo de cadastro no programa Passe Legal

A prefeitura de Altos prorrogou para o período de 26 de fevereiro a 31 de março o prazo de cadastramento de estudantes no programa Passe Legal.
 
De acordo com o secretário municipal de Educação, Kiko Fontenelle, o novo prazo atende à reivindicação dos estudantes que perderam o primeiro prazo, encerrado no dia 8 deste mês.
 
A prefeita de Altos, Patrícia Leal, observa que a prorrogação representa o intuito da prefeitura em cadastrar o maior número de estudantes possível, garantindo, desse modo, amplo acesso ao benefício.
 
O cadastro no programa Passe Legal pode ser feito no Centro Artesanal Poeta Zé da Prata, no centro da cidade, ou no site da prefeitura, www.altos.pi.gov.br.
 
Os documentos necessários são: RG, CPF, comprovante de residência, comprovante atualizado de matrícula em instituição de ensino de Teresina e foto 3x4 (para os que vão fazer o cadastro pela primeira vez).
 
Passe Legal
 
O Passe Legal faz parte do Programa de Subsídio ao Transporte Intermunicipal, que dá desconto de 20% na passagem de ônibus entre o município e Teresina.
 
Foi criado pela Lei Municipal 305/2013, a qual instituiu o Fundo de Subsídio ao Transporte Intermunicipal e o Conselho de Transporte Intermunicipal de Estudantes.
 
Altos foi o único município do Piauí a criar um fundo para subsidiar recursos ao transporte intermunicipal. Para a prefeita Patrícia Leal, o programa abre caminhos para melhorias no setor do transporte público.

Da Editoria de Cidades
codades@cidadeverde.com

Produtores realizam Dia de campo na Serra do Quilombo

Os produtores da Serra do Quilombo estão animados com o retorno das chuvas e com a esperança de uma boa safra para este ano. Durante a última sexta-feira (21) foi realizado o II Dia de Campo promovido pela associação de apoio, infraestrutura, pesquisa e desenvolvimento da Serra do Quilombo com vasta programação voltada para os produtores e trabalhadores. 


O presidente da associação dos produtores da Serra do Quilombo, Leivandro Fritzen destaca a importância do Dia de Campo que serve para reunir os produtores para trocar conhecimento, as novas tecnologias, atualização do manejo das pragas, doenças e nutrição nas culturas de soja e milho, otimização da produtividade com o uso de bioestimulantes, entre outros temas.


O Dia de Campo tem a finalidade de discutir os problemas da Serra do Quilombo e cobrar das autoridades competentes mais infraestrutura para melhorar o escoamento da produção. Os produtores reivindicam a continuidade do asfaltamento iniciado no Governo Wellington Dias e a expansão e melhoria da rede elétrica.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

OAB pede segurança a advogado ameaçado de morte em Cristino Castro

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Piauí, Willian Guimarães, enviou ofício ao secretário de Segurança Pública do Piauí, Robert Rios Magalhães, e ao superintendente da Polícia Federal do Piauí, Antonio Tarcísio Alves, requerendo medidas de proteção e de garantia de vida ao advogado Aroldo Sebastião de Souza Júnior.

O advogado atua na cidade de Cristino Castro, região sul do Estado, e denunciou à OAB estar sofrendo ameaças de morte em razão de sua atuação profissional naquela região. Em trechos da denúncia, o advogado informa que torpedos via celular circulam pela cidade com as ameaças.



Willian Guimarães condena qualquer atitude que venha cercear a atuação do advogado e solicitou que sejam tomadas medidas imediatas de segurança para a devida apuração da denúncia e garantias necessárias ao advogado. 

“A OAB não admite qualquer ato que iniba a atuação do advogado nos dias atuais e, neste caso, trata-se de uma conduta criminosa que vem a tolher o livre exercício profissional garantido pelo Estatuto da Advocacia e pela Constituição Federal”, afirmou o presidente.

O secretário geral da OAB, Sebastião Rodrigues, também repudiou o ocorrido. “Nos dias atuais é inaceitável atos de violência que atentem além da livre atuação da advocacia, mas também contra a própria vida humana. Esse tipo de situação atenta não apenas contra um colega advogado, mas a toda advocacia piauiense”, comentou o secretário.

Da Redação
redacao@cidadeverde.com

Presa dupla acusada de furtar carro de PM e vários outros delitos na região

Dois jovens suspeitos de vários roubos e furtos no município de Bom Jesus, a 632 km de Teresina foram presos nesta sexta-feira (14). Entre as acusações, um furto ocorrido em dezembro de 2013, quando teria levado um colete a prova de balas, carregadores de pistola e um spray de pimenta de dentro de um carro de um policial militar.

A última ação teria ocorrido na última quinta-feira (13) em uma pizzaria. De acordo com o chefe de investigação da Polícia Civil, da 9ª Regional em Bom Jesus, José de Anchieta, a dupla teria invadido o local armado de pistola e na fuga levaram R$ 200 em dinheiro, uma motocicleta e um aparelho celular.

Um dos suspeitos foi identificado como Elias Abade de Oliveira, 20 anos, e foi preso dentro da própria residência. "Com ele encontramos uma pistola e 11 cartuchos. Primeiramente, o jovem negou a participação, mas depois chegou a confessar outros delitos como o furto ao carro da PM", diz Anchieta que participou da operação com apoio da Força Tática de Bom Jesus.

O outro acusado foi preso no município de Santa Luz, a 48 km de Bom Jesus, na casa da sogra. Com Maerlon Feitosa Araújo, 22 anos, na residência da sogra, foi encontrado R$ 60 e o celular levado do cliente da pizzaria. O jovem também revelou um matagal onde estaria escondida uma motocicleta, levada em uma das ações.

"Também conseguimos desvendar um outro caso e localizar uma outra moto Titan, cor preta, roubada em janeiro. Ele tinha vendido por R$ 400 a um mecânico, que repassou a um mototaxista que foi preso por receptação", acrescenta José de Anchieta. 

A dupla foi autuada por roubo e também deverá responder por furtos. Os dois também são suspeitos da autoria de outros delitos como furtos a residências, em vários bairros de Bom Jesus. Alguns objetos como TVs, liquidificadores, ferro entre outros foram recuperados. 


Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

PRF deve instalar posto em Bom Jesus no segundo semestre

A Polícia Rodoviária Federal estima que no segundo semestre de 2014 já poderá abrir seu posto em Bom Jesus, 632 quilômetros ao Sul de Teresina (PI). O Governo do Estado vai ceder área para instalação da delegacia. 

O projeto para cessão do imóvel na cidade já foi enviado pelo governador Wilson Martins para a Assembleia Legislativa, a quem cabe autorizar tal uso de forma gratuita. O imóvel fica na BR-135 e terá três salas a disposição da PRF pelo prazo de 10 anos, que é prorrogável. 

De acordo com o inspetor Rameiro, coordenador de Relações Públicas da PRF, o órgão aguarda ainda o início do curso de formação de novos policiais, previsto ainda para fevereiro. Serão 1.000 novos profissionais em fase de aprendizado durante três meses. A expectativa é de que 80 deles venham para o Piauí. 

O posto da BR-135 é uma reivindicação antiga da região. O trabalho de cobertura por parte da PRF é difícil. "Em razão da distância, há essa dificuldade. O posto mais próximo de Bom Jesus é o de Floriano", explica Rameiro. A distância entre as duas cidades chega a 350 quilômetros. 


Fábio Lima
fabiolima@cidadeverde.com

Acusado de dois estupros é preso após denúncia de suposto 3º caso

O homem de iniciais R.N.D, de aproximadamente 50 anos, foi preso acusado de aliciar e estuprar três crianças com idade de 10 e 12 anos, no município de Bom Jesus, a 632 km de Teresina. De acordo com o Delegado Regional Jucier Alyson, a primeira acusação foi registrada ainda em 2012, o suposto agressor não foi preso e para resguardar a vítima apenas foram aplicadas medidas protetivas. 

O segundo caso teria ocorrido no final de 2013. Nos dois registros, exames de corpo de delito comprovaram que houve conjunção carnal. Um terceiro caso, que seria de 2014, também será investigado pela Polícia Civil de Bom Jesus, após denúncias do Conselho Tutelar.

"As acusações contra ele eram reincidentes e na primeira acusação, não foi preso. Apenas foi determinado que o suspeito mantivesse certa distância da vítima. Após este período, mais dois supostos casos surgiram e só agora foi decretado mandado de prisão preventiva", explica Jucier Alyson.

Ainda segundo o delegado, entre as vítimas estariam parentes da esposa do acusado, que foram supostamente, violentadas dentro da própria residência. Durante a prisão, o suspeito não reagiu e foi encaminhado a Delegacia de Bom Jesus, devendo ser transferido para Penitenciária Dom Abel.


Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

Posts anteriores