Cidadeverde.com

Cadeirante e mais cinco são presos; acusados tinham fotos de mortos

Imprimir
Atualizada às 11h06

A polícia revelou a identidade dos seis acusados de homicídio capturados na Operação Thanatos, deflagrada às 4h da manhã desta quarta-feira (22). 

Evelin Santos e Yala Sena /Cidadeverde.com

O delegado Higgo Martins, que coordena a operação Thanatos, está nesse momento fazendo a apresentação dos presos e confirmou que os acusados mandavam fotógrafos ao local dos crimes para registrar os assassinatos.


Com os capturados foi apreendida uma máquina com várias imagens desses locais. Algumas delas foram divulgadas pelo delegado em entrevista coletiva.


Seis prisões foram confirmadas. Em uma das casas foi encontrado um cofre em formato de botijão de gás, com as cores do Flamengo. Nele havia R$ 4.435 em espécie. Na residência também havia cachimbo, cocaína, maconha e celulares.


Evelin Santos/Cidadeverde.com

Foi preso no Parque Rodoviário, zona Sul de Teresina, o cadeirante acusado de homicídio identificado como Reginaldo Sampaio da Silva, vulgo Biné.

Cadeirante

Na Vila Irmã Dulce, zona Sul, foram presos Anderson Cristiano de Almeida Batista,  vulgo Anderson "Oião" e Renato Patrick da Costa Oliveira. Na casa de um deles foram encontradas várias fotografias de cenas de local de crimes. 


A polícia suspeita que quando a dupla comete um assassinato registra por foto o cumprimento do crime. Também foram achadas várias imagens do capitão Fábio Abreu, registradas através de entrevistas na televisão. Foram apreendidas duas armas e 28 munições, além de R$ 10 mil em dinheiro e drogas. 


Também foram presos Adriano Mendes de Oliveira, o Adriano Chuva; William Bezerra de Sousa Lima, vulgo Birolho e cumprido mandado de Leonidas da Silva Gomes, vulgo Pica-Pau que já está preso na penitenciária Irmão Guido.


Na coletiva, o delegado Francisco Barêta informou que os presos irão responder por, pelo menos, sete homicídios praticados em vários bairros de Teresina. Ele também mandou recado para os criminosos da capital. 

"Esta é a primeira operação a ser realizada pela Delegacia de Homicídios e muitas virão. Serão operações contínuas", destacou Barêta. O delegado acrescentou que os crimes foram praticados por diferentes gangues, mas ressaltou que a maioria dos homicídios tem relação com o tráfico de drogas.

O perfil dos autores, segundo Barêta, é de jovem de 15 a 25 anos, que vivem no submundo no crime e tem nos assassinatos o meio de vida.

Barêta elogiou a ação do corregedoria do Tribunal de Justiça, Francisco Paes Landim, por criar a Central de Inquérito. Segundo o delegado, a ação está agilizando operações e prisões. 

O delegado Higgo Martins acrescentou que o cadeirante Reginaldo Sampaio da Silva reponde por pelo menos quatro homicídios de 2013 até hoje. 

Atualizada às 10 horas

A Polícia deflagrou operação na manhã desta quarta-feira (22) para prender nove acusados de assassinatos em Teresina. O coordenador da Delegacia de Homicídios, Francisco Costa, o Barêta, confirmou que seis já foram capturados.

Um dos presos é um cadeirante, que ao chegar na delegacia deixou a cadeira do lado de fora do local. 


O secretário de Segurança Pública, Robert Rios Magalhães, afirmou que ao todo, 60 policiais estão trabalhando no cumprimento dos mandados de prisão expedidos pela justiça.


"Estamos executando nove mandados de prisão. O objetivo é devolver a tranquilidade e o sossego à população e prender as pessoas que acham que podem matar e ficar impunes", acrescentou o secretário estadual.

A operação foi batizada de Thanatos, que é o deus da morte. O nome dos presos ainda não foi divulgado. Rios disse ainda que boa parte dos homicidas procurados cometeram o crime por envolvimento com o tráfico de drogas. 

O delegado da Homicídios acrescentou que a operação acontece em conjunto com a Delegacia de Entorpecentes, Divisão do Menor e com a Polícia Militar. "Estamos em campo para continuar dando cumprimento aos mandados", completou.


Jordana Cury e Yala Sena
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais