Cidadeverde.com

Cajuína pode se tornar patrimônio nacional em maio; veja como apoiar

Imprimir
O modo de fabricação da cajuína poderá se tornar oficialmente um patrimônio cultural brasileiro no próximo dia 15 de maio. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) iniciou o processo de reconhecimento do fazer da bebida em 2010 e o processo está atualmente na fase em que a população e entidades podem se manifestar a favor ou contra a iniciativa. 


“Esta é mais uma etapa do processo. Até o dia 14 de maio qualquer pessoa pode se manifestar favorável ou não à proposta. Depois, no dia 15 de maio, haverá uma reunião do Conselho Consultivo do Iphan, onde vai ser feito o parecer com relação ao registro da cajuína”, explica a superintendente do Iphan no Piauí, Claudiana Cruz dos Anjos. 


Ela explica que o estudo sobre o modo de fabricação da cajuína e as práticas socioculturais associadas são bens culturais que surgem junto com os rituais de hospitalidade das famílias proprietárias de terras no Piauí. As garrafas de cajuína, que hoje são vendidas, na maior parte das vezes eram dadas de presente ou servidas às visitas, e ainda oferecidas em aniversários, casamentos e outras comemorações. A bebida alçou mercados externos ao Piauí, e ao mesmo tempo em que é valorizada como produto de forte apelo regional e cultural, reforça os sentidos de pertencimento e identidade dos piauienses e brasileiros.

Qualquer pessoa pode se manifestar a favor ou contra ao processo, bastando para isso, enviar um texto direcionado ao Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural. O endereço é SEPS 713/913, Bloco D, 5º andar – Asa Sul Brasília – Brasília – DF. CEP: 70.390-135. As manifestações serão avaliadas pelo setor jurídico e podem consideradas na avaliação da iniciativa. 

“A nossa expectativa é positiva para que a decisão do reconhecimento seja favorável. Vamos aguardar o mês de maio”, finaliza Claudiana. 
 

Carlos Lustosa Filho
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais