Cidadeverde.com

Câmara e arquitetos discutem intervenções no trânsito da capital

Imprimir
Vereadores de Teresina e membros do Conselho de Urbanismo e Arquitetura do Piauí (CAU-PI) estiveram reunidos nesta quarta-feira (07), na Câmara Municipal, para tratar de ações voltadas à mobilidade urbana e firmar parceria no sentido de elaborar projetos viáveis de intervenções no trânsito da  capital a serem apresentados pelos parlamentares.

Ascom/PMT

Na reunião, estiveram presentes o presidente do CAU-PI, Sanderland Ribeiro, os conselheiros Patrícia Mendes, Emanuel Castelo Branco, Abimael Praxedes, Virgínia Moura e Normandes Malta, o presidente da Câmara Municipal de Teresina, Rodrigo Martins, e os vereadores Antônio José Lira (DEM), Teresa Britto (PV), Paulo Roberto da Iluminação (PTB) e Levino de Jesus (PRB).

“Esse é o primeiro contato do conselho com o legislativo municipal para mostrarmos que estamos dispostos a contribuir com o planejamento e boas ideias, bem como estreitar a relação do CAU com a Câmara”, disse o presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo.

O presidente da Câmara Municipal de Teresina, Rodrigo Martins, destacou a importância de contar com o CAU-PI, já que 80% das audiências públicas que aconteceu na Casa tratam de mobilidade urbana. “Não se pode gerir uma cidade no que diz respeito a questões de trânsito como era feito antigamente. É preciso planejar as ações a longo prazo e verificar pontos transformadores. Certamente teremos essa visão mais ampla através dessa parceria com o CAU”, disse Rodrigo.

O parlamentar pediu inclusive uma pauta com propostas de intervenção urbana para nossa cidade. “Estamos à disposição para apresentar propostas e para participar das reuniões da Comissão de Planejamento Urbano, Transporte e Acessibilidade da Câmara Municipal”, enfatizou Sanderland Ribeiro.


Na pauta da reunião, foram discutidos ainda a elevada quantidade de semáforos e gargalos nas entradas e saídas das pontes, erros de sinalização horizontal e vertical e a atual situação das calçadas, principalmente do centro comercial.

Na ocasião, os arquitetos convidaram os vereadores para o Seminário “Por um projeto de cidades democráticas no século XXI”, a ser realizado nos dias 13 e 14 de setembro. “Neste evento em que contamos com a parceria da OAB, trataremos de mudanças na forma de projetar as cidades, pensar bem os projetos e nos espelhar em ações que deram certo como Bogotá e Medelin. É preciso prezar pela qualidade dos projetos e contar com a participação direta da população”, finalizou Sanderland.

Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais