Cidadeverde.com

Caminhões são retidos por levar produtos perigosos irregularmente

Imprimir
Durante os turnos da manhã e tarde de ontem (5), Policiais Rodoviários Federais retiveram no posto da PRF de Valença/PI, Km 207 da BR 316, três caminhões que transportavam produtos perigosos sem cumprir as exigências da regulamentação específica.

Três caminhões M Benz emplacados em Mortugaba (BA), Vitória de Santo Antão (PE) e Caruaru (PE) foram submetidos a fiscalização. Nesta ocasião ficou constatado pela documentação fiscal que transportavam produtos considerados perigosos pela legislação brasileira.


 Os produtos encontrados foram soda cáustica, solvente, diluente, verniz, selador, esmalte e tintas. Somados perfazem 13 toneladas. São considerados perigosos face ao potencial para levar dano aos animais, aos seres humanos e ao meio ambiente, caso não sejam cumpridas as condições para transporte.

A circulação deste tipo de carga obriga os transportadores a afixarem no veículo uma simbologia apropriada ao tipo de produto transportado. Estes símbolos alertam aos demais usuários da via acerca do risco relacionado àquele veículo. Nos veículos abordados estavam ausentes os rótulos e placas indicativas do produto perigoso transportado.

Segundo a PRF, é de suma importância a indicação nos veículos dos símbolos que caracterizam o tipo de produto perigoso transportado. Principalmente por ocasião dos acidentes de trânsito. Nestas circunstâncias as providências para atendimento devem levar em conta os riscos provocados pela carga perigosa transportada.

Os veículos permanecem retidos no posto da PRF até que seja satisfeitas todas as exigências regulamentares para o transporte seguro de produto perigoso.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais