Cidadeverde.com

Saúde Pública será o tema da Campanha da Fraternidade de 2012

Imprimir
A Arquidiocese de Teresina promove uma coletiva de imprensa, às 9h, no Palácio Episcopal para o lançamento oficial no Piauí. 

Foto: Raulino Neto / Cidadeverde.com
Registro da Caminha da Fraternidade de 2011

Amanhã, 22, será lançada a 49ª edição da Campanha da Fraternidade (CF). Neste ano de 2012 a Campanha destaca a saúde pública. Com o tema “Fraternidade e Saúde Pública”, e o lema “Que a saúde se difunda sobre a terra” (cf. Eclo 38,8), a Igreja pretende fazer uma reflexão sobre o  o cenário da saúde no Brasil. 

A saúde pública será o foco das discussões. A Igreja considera que a saúde é “dom de Deus” que precisa ser preservado e conquistado. A Campanha vai focar nas estruturas insuficientes dos hospitais e dos postos de saúde em todo o Brasil. No Piauí, onde mais de 90% da população depende exclusivamente do Sistema Único de Saúde (SUS),o tema deve gerar muitos debates.   


A Campanha da Fraternidade, é realizada todos os anos e seu principal objetivo é despertar a solidariedade das pessoas em relação a um problema concreto que envolve a sociedade brasileira, buscando caminhos e apontando soluções. A CF de 2012 tentará refletir o cenário da saúde no Brasil, conscientizando o Governo da precarização de condições dos hospitais e mobilizando a sociedade civil para reivindicar melhorias.

A CF sempre é lançada no primeiro dia da Quaresma. A Arquidiocese de Teresina promove uma coletiva de imprensa, às 9h, no Palácio Episcopal para o lançamento oficial no Piauí.  A coordenação da Campanha da Fraternidade no Piauí será feita pelo Padre Leonildo. 


A primeira Campanha da Fraternidade foi idealizada no dia 26 de dezembro de 1963, sob influencia do espírito do Concílio Vaticano II. Ao longo da história, as Campanhas abordaram questões do compromisso cristão na sociedade. Em alguns casos, as questões discutidas geraram o surgimento de Pastorais ou  outros serviços dentro Igreja. 

Entre os temas sociais já abordados pelas Campanhas da Fraternidade estão: Fome (1985), Problema fundiário (1986), tratamento do poder público para com o menor (1987, questão do gênero, chamando a atenção para a igualdade do homem e da mulher (1990), Desemprego (1999), Drogas e suas as consequências na vida das pessoas (2001) e Defesa da vida (2008). 

Sana Moraes (Especial para o Cidadeverde.com)
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais