Cidadeverde.com

Campanha em Teresina tentará prevenir problemas de pressão

Imprimir
Em Teresina, nas próximas quarta e quinta, dias 23 e 24, haverá uma série de atividades com distribuição de folders, aferição de pressão, medidas antropométricas, orientações multiprofissionais e palestras em vários locais

No Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão, 26 de abril, a Sociedade Brasileira de Cardiologia - SBC - faz o alerta: "Conheça a sua pressão e vista essa camisa para uma vida 12 por 8". A ação tem a participação de jogadores de futebol que vestiram a camiseta da campanha.

A cada dois minutos um brasileiro morre por causa de doenças cardiovasculares, 344 mil a cada ano e um dos principais motivos dessa epidemia é que a população ainda não dá a devida importância à hipertensão arterial.

Dos 40 milhões de brasileiros que sofrem de hipertensão arterial, somente 20%  mantém a pressão controlada o que é fácil e também barato de conseguir. O restante corre o risco de ter um infarto ou derrame (AVC) e nem imagina que pode engrossar a estatística de óbitos prematuros.

Para diminuir drasticamente o número de vidas que se perdem por doenças relacionadas com o coração, a Sociedade Brasileira de Cardiologia, juntamente com a Sociedade Brasileira de Hipertensão - SBH e Sociedade Brasileira de Nefrologia - SBN, promove campanhas e ações de conscientização em todo o país para que a população conheça a sua pressão arterial divulgando o estilo de vida saudável. "Alimentação rica em legumes, frutas e verduras, com pouca gordura, sem frituras, sem cigarro, exercício físico constante, controle do peso, do colesterol e, principalmente, da pressão arterial" orienta o presidente do Departamento de Hipertensão da SBC, Luiz Bortolotto.

Numa integração inédita entre as Sociedades, a mesma mensagem principal será divulgada por pessoas que participam tanto da Campanha "Eu sou 12 por 8" do Departamento de Hipertensão da SBC, quanto a Campanha "Menos Pressão" da SBH. Ronaldo Gaúcho, que está no folder da campanha, assim como Diego Tardelli, Jô e Victor, todos atletas de futebol, foram fotografados com a camiseta da ação para, em ano de Copa do Mundo no Brasil, integrar a Seleção 'Eu sou 12 por 8' e chamar a atenção para a doença.

A pressão é mais baixa nas pessoas que praticam exercício, procuram consumir pouco sal e mantém um peso adequado. Mas mesmo quando a pressão é alta naturalmente – há famílias que geneticamente tendem a ter pressão alta, o tratamento é fácil e o SUS distribui o remédio para controlar a pressão de graça.

"O problema é que como a hipertensão não incomoda e não provoca sintomas, os hipertensos muitas vezes abandonam o tratamento, param de tomar as pílulas recomendadas e então voltam a correr risco de infarto e de AVC", lembra o diretor de Promoção da Saúde Cardiovascular da SBC, Carlos Costa Magalhães.

A hipertensão é problema tão grave que a Sociedade Internacional de Hipertensão pediu que as sociedades de cardiologia de todos os países façam campanhas de esclarecimento voltadas ao Conhecimento da Pressão e no Brasil nossa campanha tem como mote: "Conheça a sua pressão e vista essa camisa para ter uma vida 12 por 8".

SERVIÇO:

Data: 23/04

Local: Memorial Zumbi dos Palmares

Endereço: Av. Miguel Rosa, 3400 Centro Sul

Horário: 8h00 às 12h00

Ações: Bate papo sobre Hipertensão Arterial, Alimentação Saudável, aferição da pressão arterial, avaliação antropométrica e orientação nutricional

Data: 23/04

Local: Memorial Zumbi dos Palmares
Endereço: Avenida Miguel Rosa, 3400 - Centro Sul, Teresina - PI.
Ação: palestras e aferição de pressão arterial

Data: 23/04
Local: Defensoria Pública do Estado
Endereço: Rua Nogueira Tapety, 138, Noivos, Teresina - PI.
Ação: orientações, informações e aferição de pressão arterial

Data: 24/04
Local: Centro Social Pedro Arrupe
Endereço: Rua Valdvino Tito, 1101 - Vermelha, Teresina - PI.
Ação: palestras e aferição de pressão arterial

Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais