Cidadeverde.com

Entrega de medalhas marca 191 anos da Batalha do Jenipapo

O governador do Piauí Wilson Martins, o presidente da Fundação Cultural do Piauí, Scheyvan Lima e o prefeito de Campo Maior Paulo Martins receberam diversas autoridades e a população no Museu do Monumento Batalha do Jenipapo na tarde de ontem(13), para participarem do evento que comemorou os 191 anos da Batalha do Jenipapo. 

Fotos: Jailson Rodrigues/Fundac

Durante a solenidade, o prefeito de Campo Maior, Paulo Martins fez a entrega da Medalha “Heróis do Jenipapo”, que é a mais alta comenda do município, já o governador Wilson Martins, realizou a outorga da Ordem Estadual do Mérito Renascença e ainda a entrega da Ordem Estadual Valério Coelho Rodrigues. 


“Quando começou a surgir o movimento em defesa da independência do Brasil, o povo do Piauí se mostrou patriota e mesmo com poucos armamentos resolveu ir a luta contra uma tropa fortemente armada, foi uma briga injusta, porém bastante importante, hoje nós piauienses continuamos com a mesma garra, e por isso não poderíamos deixar esta data passar em branco”, disse o governador, que ficou feliz com a quantidade de pessoas que participaram da solenidade.


Entre os homenageados pelo governo do Estado estavam: o dançarino Júlio César, que além de se dedicar ao serviço público, doa um pouco do seu talento a instituições de caridades, e o artista plástico e líder comunitário Ijuvan Barbosa (Van), que é conhecido na periferia de Teresina, por desenvolver trabalhos que chamam a atenção até daqueles que não tem muita intimidade com a arte. “Está não é uma homenagem só para mim, mais sim para todos que trabalham com arte neste estado, é o reconhecimento de uma vida inteira”, disse Ijuvan.


Museu Monumento Batalha do Jenipapo

A Fundação Cultural do Piauí (Fundac) prometeu melhorar os serviços no Museu Monumento Batalha do Jenipapo. “Nossa intenção é melhorar a qualidade dos serviços oferecidos neste importante espaço, a fim de dá mais conforto as dezenas de pessoas que diariamente visitam o museu”, disse Scheyvan Lima, presidente da Fundac.


Sobre a batalha

A Batalha do Jenipapo ocorreu às margens do riacho de mesmo nome no dia 13 de março de 1823, a qual foi decisiva para a Independência do Brasil e consolidação do território nacional. Consistiu na luta de piauienses, maranhenses e cearenses contra as tropas do Major João José da Cunha Fidié, que era o comandante das tropas portuguesas, encarregadas de manter o norte da ex-colônia fiel à Coroa Portuguesa.


Os brasileiros lutaram com instrumentos simples, não com armas de guerra, pois não tinham experiência. Perderam a batalha, mas fizeram com que a tropa desviasse seu destino. Foi uma das mais marcantes e sangrentas Batalhas travadas na guerra da independência do Brasil.


Editoria das Cidades
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: