Cidadeverde.com

Foragido da Justiça é preso com motos roubadas e arma de fogo em Campo Maior

Fotos: PM-PI

A Força Tática de Campo Maior prendeu no sábado (22) um homem, de identidade não revelada, que é foragido da Justiça e suspeito de roubar motocicletas nos municípios de José de Freitas e Cabeceiras do Piauí.

A prisão foi realizada nas proximidades da Curva dos Canudos, na PI-114, que liga as cidades de Cabeceiras do Piauí e Campo Maior.

O suspeito estava em uma motocicleta, na companhia de outro homem que estava em outra motocicleta. Quando os policiais foram realizar uma abordagem, um deles fugiu deixando uma motocicleta roubada no local.

Já o outro foi preso e foi constatado que ele também estava com uma motocicleta roubada, além de uma arma de fogo de fabricação artesanal, utilizada nos roubos. 

Segundo a Polícia Militar, uma busca no sistema de Segurança Pública apontou que o suspeito era foragido da Colônia Agrícola Major César, em Altos, desde o dia 17 de julho deste ano. Ele foi então preso e encaminhado para a Delegacia de Polícia de Campo Maior.

 

 

Bárbara Rodrigues
[email protected]

PF prende suspeito de estuprar filhas da ex-companheira em Campo Maior

Foto: Divulgação/PF 

Um homem de 36 anos, que não teve a identidade revelada, foi preso pela Polícia Federal (PF) em Campo Maior nesta terça-feira (18) por suspeita de estupro de vulneravel. O mandado de prisão preventiva foi expedido pela  1ª Vara de Campo Maior. 

As duas vítimas são filhas de uma ex-companheira do suspeito. De acordo com a PF, a denúncia foi realizada após uma das meninas apresentar comportamento estranho na escola, o que levantou suspeitas. 

Após a prisão, realizada em conjunto com agentes da Polícia Civil do Piauí, o suspeito foi submetido aos procedimentos legais e encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.

Breno Moreno (Com informações da PF)
[email protected]

Seguem aceleradas obras de reforma do mercado público

Seguem em ritmo acelerado as obras de reforma e revitalização do mercado público de Campo Maior. A reforma do Mercado proporcionará um ambiente mais adequado e atrativo para turistas, feirantes e público consumidor desse que é um dos pontos de maior visitação do município.

De acordo com o prefeito Joãozinho Félix, o objetivo das obras é proporcionar um local agradável para os turistas, mas, sobretudo, para que feirantes e comerciantes possam trabalhar com dignidade:

“O atual aspecto visual do mercado é de total abandono e esta ampla reforma vai proporcionar uma nova impressão para quem visita a cidade e, consequentemente, passa no mercado para vender ou comprar. Além disso, é importante destacar que queremos oferecer um ambiente digno para os feirantes e comerciantes, com mais segurança e, principalmente higiene”, destacou.

Humberto Filho, secretário municipal de Desenvolvimento Rural (SDR) enfatizou que “a reforma é uma reivindicação antiga dos trabalhadores e da população e vai fomentar ainda mais o comércio oferecendo mais possibilidade de emprego e renda.

O investimento para as obras de reforma e revitalização do mercado Jaime da Paz é da ordem de R$ 2,5 milhões, destinados, através de emenda parlamentar, de autoria do senador Elmano Férrer (Podemos). A previsão é de que a obra completa seja entregue em dezembro.

Da Redação

Ovos de codorna eclodem em cartela e pintos nascem em comércio no Piauí

O nascimento de pintos de codorna em uma cartela de ovos na prateleira de um comércio no Piauí tem viralizado nas redes sociais e gerado até especulações de que seria fake news. O Cidadeverde.com confirmou a veracidade da história que ocorreu no bairro Pousada do Sol, na cidade de Campo Maior, a 84 km de Teresina. 

"Era por volta da 16h quando eu e um funcionário escutamos os piados. Aqui vendemos ovos de galinha e de codorna e fomos na prateleira olhar. Identificamos de onde vinha o barulho e ao abrir a cartela nasceram quatro codorninhas. Elas estavam lá dentro imprensadas e ao abrir foram saindo", conta Fábio Gomes, gerente do mercadinho, que registrou o nascimento dos pintos. 

Foto: Fábio Gomes

O caso ocorreu em setembro deste ano. Fábio Gomes conta que os ovos ainda estavam dentro do prazo de validade e diz que até agora guarda a cartela com os 26 ovos restantes. 

"Das quatro codornas, duas morreram no mesmo dia, as que pareciam mais fragéis. As outras duas mais espertas morreram um dia depois. Até agora guardo o restante dos ovos e olho todo dia pra ver se nascem, mas nada. Queria até criá-las. Também guardo porque muita gente tá duvidando, mas quando sabem que aconteceu no nosso mercadinho, acreditam, pois sabem da nossa seriedade", diz o gerente. 

O Cidadeverde.com conversou com veterinários que explicaram que para a eclosão dos ovos é necessário, primeiramente, que os mesmos tenham sido fecundados. Além disso é imprescindível condições de temperatura e umidade específicas. As altas temperaturas do estado, que costumeiramente passa dos 38ºC,  e a forma de armazenamento podem ter interferido no caso considerado inusitado. 


Graciane Araújo
[email protected]

Jibóia de 2 metros é encontrada em escola no Centro de Campo Maior

Fotos: Defesa Civil de Campo Maior

Uma jiboia com mais de 2 metros foi encontrada em uma escola na tarde de segunda-feira (10) no Centro do município de Campo Maior, a 84 km de Teresina. O animal foi capturado e colocado em uma área longe da zona urbana.

O animal foi encontrado por trabalhadores que estão realizando uma reforma no Colégio Estadual Professor Raimundinho Andrade, no centro de Campo Maior, que atualmente não está funcionando devido às obras. 

O coordenador da Defesa Civil de Campo Maior, Arnaldo Aragão, informou que a cobra estava em uma árvore e uma equipe foi até o local.

“Essa escola está sendo reformada e os trabalhadores encontraram ela em um pé de manga. Nossa equipe foi ao local e encontramos essa jiboia, que tem cerca de 2,20 metros, bem grande e que já tem uma idade avançada. Foi difícil subir no pé de manga, mas deu tudo certo e fizemos a remoção dela, sem maltratar o animal”, explicou.

A jiboia foi levada para uma área longe da zona urbana. “Sempre que fazemos a remoção de animais silvestres colocamos em uma região da zona Rural, a cerca de 7 km da cidade. A área que gosto de colocar é na região do rio Longá, que tem muita água e não seca, é um bom ambiente para os animais”, destacou Arnaldo Aragão, da Defesa Civil.

Ele explicou que não é normal o aparecimento de cobras na zona urbana, mas que neste ano já foram atendidas 15 ocorrências relacionadas a jiboias. Ele pediu que a população acione a Defesa Civil e que não maltrate o animal.

“A jiboia é mansa, quando ela se aproximar ou se a pessoa ver o animal, não se deve maltratar e nem matar. É um animal doce, calmo, é só chamar a Defesa Civil que nós resgatamos. Essa cobra é importante para o equilíbrio da natureza, no controle de pragas, então não tem porque fazer algum mal ao animal”, pontuou.

A Defesa Civil de Campo Maior pode ser acionada pelo (86) 99535-9729.


Bárbara Rodrigues
[email protected]

Campo Maior prorroga prazo de vencimento do IPTU 2022

A prefeitura de Campo Maior prorrogou o prazo de vencimento para recolhimento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2022. Agora o contribuinte tem até 31 de outubro para realizar o pagamento do tributo. A mudança ocorreu por meio de decreto publicado no último dia 21 de setembro.

Além de ampliar o prazo, também serão dados descontos de até 20%, se o pagamento for realizado até a data do vencimento (10%) e mais (10%) caso o contribuinte não tinha débitos anteriores junto à prefeitura.

Da Redação

MOVE promove o VI Encontro de Líderes em Campo Maior

Nesta quinta-feira (22), acontece o VI Encontro de Líderes do Movimento Empreender Piauí (MOVE), que tem como objetivo promover o debate sobre o empreendedorismo piauiense. O evento contará com a palestra do empresário João Vicente Claudino, com o tema “Oportunidades perdidas: política governamental para o desenvolvimento do Piauí”. O encontro acontece às 19h, no Plenário da Câmara Municipal de Campo Maior, localizado na Praça Bona Primo, no centro de Campo Maior.

João Vicente Claudino é um economista com forte atuação como empresário e político piauiense, e já foi Senador do Estado por oito anos. Seu trabalho foi marcado pela defesa do desenvolvimento sustentável no Estado e pela qualidade de vida da população piauiense.

O presidente do MOVE, Arthur Feitosa, comenta que o evento é uma ótima oportunidade para dialogar sobre os desafios das políticas públicas de incentivo ao desenvolvimento do empreendedorismo no Piauí. “São espaços como estes que permitem contribuir com a troca de experiência com um político e empreendedor gabaritado. É uma oportunidade única para quem tem interesse sobre o tema”, convida o dirigente.

O evento é totalmente gratuito e destinado aos empreendedores, políticos e público em geral do município de Campo Maior. Para mais informações os participantes devem acessar o Instagram @movepiaui.

Da Redação

Profissionais realizam mais de mil cirurgias da catarata em Campo Maior

Chegou ao fim o mutirão da catarata, realizado pela Prefeitura de Campo Maior, através da Secretaria Municipal de Saúde. Em uma semana de atendimentos, 63 profissionais realizaram um total de 1080 procedimentos cirúrgicos. As cirurgias aconteceram no Centro de Especialidades Enfermeira Dorivânia Vidal Neiva, de 12 a 17 de setembro.

A secretária de Saúde de Campo Maior, Dorilene Vidal Félix destacou que o mutirão foi um verdadeiro sucesso e reforçou o compromisso assumido pela gestão em colaborar com melhorias na saúde pública.

Chegamos ao fim do maior mutirão da catarata já realizado em Campo Maior. Graças ao empenho da equipe e da estrutura de que o Centro de Especialidades dispõe, pudemos entregar um serviço de altíssima qualidade, seguindo rígidos protocolos de segurança, visando devolver a visão e mais qualidade de vida a todas essas pessoas.

Para o prefeito Joãozinho Félix, ações deste tipo são importantes porque democratizam o acesso da população a serviços de saúde, principalmente as pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social. Ele também reiterou a parceria com o senador Elmano Férrer pelas inúmeras ações voltadas para o desenvolvimento de Campo Maior.

Sabemos que uma cirurgia como esta custa muito caro e a maioria das pessoas não têm condições financeiras de arcar com todas as despesas. Nossos sinceros agradecimentos ao senador Elmano Férrer que destinou os recursos necessários para a realização deste mutirão e por ter sido um aliado e um defensor do nosso projeto de reconstruir Campo Maior.

Da Redação

Prefeito e secretária de Saúde acompanham cirurgias do mutirão da catarata

O prefeito Joãozinho Félix (MDB) e a secretária de Saúde (Progressistas), Dorilene Félix visitaram o Centro de Especialidades Enfermeira Dorivânia Vidal Neiva, onde acontece o mutirão da catarata de Campo Maior. Somente nesta terça-feira (13), 156 procedimentos cirúrgicos foram realizados. O mutirão segue até o dia 18 de setembro e deverá beneficiar mais de mil campomaiorenses.

Joãozinho destacou que o mutirão é uma grande oportunidade para os campomaiorenses, principalmente para as pessoas mais humildes que não teriam condições de arcar com todas as despesas necessárias:

Estamos dando o pontapé inicial nessa grande ação que vai contemplar mais de mil campomaiorenses, principalmente aquelas pessoas de menor poder aquisitivo que não reúnem condições financeiras suficientes para arcar com esse tipo de cirurgia, que pode chegar até R$ 10 mil, a depender da complexidade do caso. O meu sentimento é de gratidão por poder trabalhar em prol da saúde pública de Campo Maior.

Já a secretária de Saúde, Dorilene Félix reforçou o agradecimento ao senador Elmano Férrer, que destinou a emenda para a realização do mutirão, e elogiou o compromisso e a dedicação de toda a equipe envolvida nas atividades e serviços:

Tudo isso só está sendo possível graças ao compromisso assumido pela gestão do prefeito Joãozinho Félix e do senador Elmano Férrer que destinou a emenda para realizarmos o mutirão. Temos uma equipe muito competente composta por pessoas que amam o que fazem e que têm o prazer de cuidar de gente. Todos os procedimentos seguem rígidos protocolos de segurança e, ao final desse mutirão, mais de mil pessoas poderão enxergar com muito mais qualidade.

Da Redação

Mutirão da catarata de Campo Maior tem início com 156 cirurgias

A Prefeitura de Campo Maior, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), iniciou, nesta terça-feira (13), as cirurgias do mutirão da catarata que acontece no Centro de Especialidades Enfermeira Dorivânia Vidal Neiva. Ao todo, 1.080 pessoas serão beneficiadas.

O mutirão segue até o dia 18 de setembro. Até o momento, mas de 1200 cadastros foram realizados, dos quais 860 são de pacientes que precisam se submeter ao procedimento cirúrgico. Somente neste primeiro dia, houve 156 cirurgias.

Os pacientes passam por uma triagem e posteriormente são encaminhados para a realização da cirurgia. O paciente, ao chegar, é paramentado e em seguida é feita a verificação de alguns pontos como sinais vitais, glicemia e desinfecção do olho, para a realização do procedimento – destacou Bruno Leonardo, enfermeiro e um dos coordenadores da equipe.

A diretora do Centro de Especialidades, Kaline Ibiapina destacou que o mutirão conta com o trabalho de profissionais, tanto do Município quanto do H. Visão Hospital de Olhos, que venceu o certamente para a contratação dos serviços:

O mutirão está sendo executado através de uma ação conjunta que envolve colaboradores do hospital que venceu a licitação e de profissionais da própria Secretaria Municipal de Saúde. A equipe é composta por médicos, enfermeiros, técnicos em Enfermagem, serviços gerais e voluntários, das mais diversas áreas.

Da Redação

Posts anteriores