Cidadeverde.com

Pedreiro suspeito de homicídio é morto a tiros no município de Campo Maior

Foto: PM-PI

Por Bárbara Rodrigues

O pedreiro Tielson Emmanuel Rodrigues da Silva, de 26 anos, foi assassinado a tiros na cidade de Campo Maior, a 83 km de Teresina, na manhã dessa quinta-feira (18). Segundo a polícia, ele era suspeito de um homicídio na cidade.

O tenente-coronel Etevaldo Alves, comandante do 15º BPM, afirmou que o suspeito esperou Tielson Emmanuel voltar para casa e então cometeu o crime, por volta das 5h, no bairro Matadouro, na rua São José. 

“O Tielson saiu de casa para deixar a esposa no local de trabalho, como ele fazia todos os dias. Segundo informações, quando ele retornou para casa, foi surpreendido por uma pessoa, não se sabe ao certo se uma ou mais pessoas, que estavam à espera dele. Ele, no momento que chegou em casa de motocicleta, sequer desligou a moto, e foi surpreendido pelos disparos de arma de fogo.  Ele empreendeu fuga por cerca de 100 metros da residência dele, e veio a solo e caiu já morto, em óbito, a cerca de 100 metros da residência dele”, explicou.

O comandante informou que Tielson Emmanuel era acusado de ter cometido um homicídio no ano de 2018 no bairro Cariri, em Campo Maior. 

“Ele foi preso na época, cumpriu pena por esse homicídio, mas não se sabe ao certo a motivação desse crime. Ninguém sabe se tem ligação com esse homicídio que ele praticou no ano de 2018, portanto, seis anos atrás. O que se sabe é que, ultimamente, ele estava envolvido em algumas confusões, que a gente chama aqui de treta, se envolvendo aqui em disputa por tráfico de drogas, e alguns indivíduos envolvidos no mundo do tráfico. Houve um homicídio no ano passado, e ele era muito amigo dessa pessoa que veio a óbito lá no bairro Cidade Nova, em junho do ano passado. E, segundo consta, ele teria ameaçado de vingar a morte desse amigo. São muitas informações a respeito disso. Não se sabe ao certo”, disse Etevaldo Alves.

A perícia criminal e a equipe do Instituto de Medicina Legal (IML) foram acionadas.

“Estamos aqui colhendo mais informações, na tentativa de, evidentemente, identificar o autor ou os autores desse homicídio“, destacou.

 

Homem em surto psicótico é morto após tentar matar policial militar em Campo Maior

Foto: Ascom/PM-PI

Por Breno Moreno

Um homem de 40 anos, identificado como Francisco José Sales Silva, foi morto em uma abordagem policial neste sábado (6) em Campo Maior. Ele precisou ser contido após usar facas para ameaçar a irmã, o cunhado e policiais do 15° Batalhão da Polícia Militar do Piauí (15° BPM-PI) durante um surto psicótico.

Segundo o tenente-coronel Etevaldo, comandante do 15° BPM-PI, familiares do agressor acionaram a polícia por volta das 19h30 e relataram toda situação. “Quando nossa equipe chegou ao local, os policiais usaram a escala progressiva da força, inclusive com bala de borracha, mas não conseguiu conter o agressor”, disse. 

“Ele partiu para cima dos policiais, segundo relato não só dos policiais como familiares desse rapaz, com dois facões. Naquele instante um dos nossos policiais se desequilibrou, foi ao chão e o rapaz partiu para ferir o policial. Antes que isso acontecesse, um dos policiais teve que efetuar disparo de arma de fogo”, completou. 

O homem veio a óbito ainda no local e a equipe do 15° BPM-PI realizou todos os procedimentos legais. A área foi isolada para que a perícia realizasse os procedimentos preliminares e o Instituto Médico Legal (IML) recolhesse o corpo. As armas dos policiais também foram recolhidas.

“Os policiais foram ouvidos em termos de declaração espontânea. Vamos baixar uma portaria para abrir um inquérito policial militar, para que a gente possa ter de fato uma averiguação completa dessa ocorrência. Preliminarmente, ouvindo os relatos dos polícias e parentes desse rapaz, todos confirmaram que o fato aconteceu dessa maneira”, concluiu o comandante do 15° BPM-PI.

Campo Maior recebe patrulha Maria da Penha nesta quarta-feira (27)

Foto: Ascom/PMPI

O município de Campo Maior (a 78 km de Teresina) recebe nesta quarta-feira (27) uma base da Patrulha Maria da Penha. A solenidade ocorrerá no Complexo Valdir Fortes, às 8h.

No ato, também será entregue uma viatura lilás para o 15º Batalhão da Polícia Militar. O veículo vai atuar na fiscalização de medidas protetivas de urgência e no policiamento especializado de combate à violência contra a mulher.

De acordo com o 15º BPM, a implantação da Patrulha Maria da Penha vai favorecer um apoio mais direto às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, no trabalho de acompanhamento preventivo, visto que grande parte das ocorrências atendidas pela Polícia Militar estão relacionadas a esse tipo de crime.

A Patrulha Maria da Penha foi implantada nos últimos dias em sete municípios do interior do Piauí, no processo de descentralização do serviço realizado pela Secretaria de Segurança Pública e pelo Comando Geral da Polícia Militar.

As cidades de Valença do Piauí, Oeiras, Canto do Buriti, Corrente, Bom Jesus, Uruçuí e Água Branca já receberam a viatura lilás.

 

Da Redação 

PRF intercepta caminhão com mais de 700 kg de peixes na BR-343

Foto: divulgação PRF-PI

Um caminhão com mais de 700 quilos de peixes e derivados foi interceptado na BR -343, em Campo Maior, no interior do Piauí. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a carga estava sem a documentação legalmente exigida.

"Após a ordem de parada, a equipe solicitou ao condutor, um homem de 40 anos, a apresentação dos documentos necessários conforme a legislação vigente. Diante da ausência dos mesmos, uma minuciosa inspeção no veículo foi realizada, revelando, neste momento, a carga ilegal", informou a PRF. 

O condutor afirmou ter partido de Belém (PA) com destino à cidade de Fortaleza (CE). No compartimento do veículo, também foram encontrados placas de TV, descartáveis, bijuterias, caixas de sons e roupas.

O condutor deve responder pelos crimes de transportar produtos de origem animais sem procedência e descaminho. O caso foi imediatamente encaminhado para a Secretaria da Fazenda do Estado do Piauí (Sefaz) e para a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi). 

Da Redação

Sejus realiza treinamento com policiais da Penitenciária de Campo Maior


Foto: Ccom

A Secretaria da Justiça (Sejus) realizou, no sábado (9), mais uma capacitação para uso da pistola modelo Beretta APX 9mm. Dessa vez, o treinamento foi com os policiais penais da Penitenciária José de Arimateia Barbosa Leite, na cidade de Campo Maior.

A capacitação deve ocorrer em todo o estado, com instrutores credenciados pela Academia de Polícia Penal (Acadepen) para tornar apto cada policial penal a receber o armamento com cautela individual.

WhatsApp Image 2023-12-09 at 19.58.40 (1).jpeg

“Hoje é dia de agradecimento à gestão da Sejus por realizar o treinamento aqui em Campo Maior”, destaca o gerente da Penitenciária, Hermogem Paz.

De acordo com o diretor da Acadepen, Itamar Burlamarqui, o objetivo é habilitar todos os policiais penais e no próximo ano concluir todas as unidades. O treinamento já foi realizado na Penitenciária Irmão Guido, na Penitenciária de Bom Jesus e de Campo Maior. 

Ccom

Procon apreende mais de 490 botijões de gás de cozinha em Campo Maior

Foto: Ascom

Por Bárbara Rodrigues (Com informações do MP)

Uma fiscalização realizada por uma equipe do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério Público do Piauí (Procon) apreendeu 493 botijões de gás liquefeito de petróleo, mais conhecido como gás de cozinha, no município de Campo Maior, a 79 km de Teresina.

A fiscalização se iniciou se iniciou no dia 4 de dezembro e seguiu até o dia 6, em 32 pontos de revenda de gás localizados no município.

O Procon informou que dois estabelecimentos foram autuados e interditados por não possuírem autorização da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), para comercializar esse tipo de produto.

Os proprietários desses locais têm o prazo de 15 dias para apresentar defesa junto ao órgão de defesa do consumidor. A operação foi realizada a partir de uma denúncia e ao todo apreendeu 493 botijões de gás liquefeito de petróleo.

O cidadão que desejar fazer alguma denúncia pode enviar um e-mail para [email protected], ou, enviar mensagem pelo número (86) 98177-7510. A operação também contou com o apoio da 3ª Promotoria de Justiça de Campo Maior e da Polícia Militar.

Jovem é preso suspeito de assassinar idoso a facadas em via pública em Campo Maior

Foto: Divulgação/PC-PI 

Por Rebeca Lima 

Um jovem de 19 anos, identificado pelas iniciais A.M.A.F.S., foi preso na manhã deste sábado (18) suspeito de matar a facadas o idoso Manoel Bezerra Lima, de 75 anos. O crime ocorreu na última quinta-feira (16), por volta das 10h, na localidade Alto do Meio, zona rural de Campo Maior.

Segundo informações da Polícia Militar, o idoso estava em uma via pública quando foi surpreendido pelo suspeito, que desferiu diversas facadas contra ele. Manoel Bezerra chegou a ser socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhado ao Hospital Regional de Campo Maior, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu na noite dessa sexta-feira (17).

Já o jovem fugiu depois do crime e foi localizado pela PM ontem (17). Ele foi encaminhado para a delegacia regional de Campo Maior, mas foi liberado momentos depois e, na manhã de hoje (18), um mandado de prisão preventiva foi expedido e cumprido contra ele.

“O agressor, na hora, se evadiu; a PM realizou buscas desde quinta-feira, e ontem à noite ele foi localizado por volta das 20h e conduzido para a delegacia. Ele não ficou preso por conta da ausência do flagrante e hoje ele foi apresentado na delegacia pelos familiares porque foi expedido o mandado de prisão”, destacou o tenente-coronel Etevaldo Alves, comandante do 15º BPM.

Ainda de acordo com o tenente-coronel Etevaldo Alves, a vítima e o suspeito moravam na mesma localidade, em residências próximas.

Até o momento, não se sabe o que teria motivado o crime e os familiares do jovem alegaram que ele possui transtornos mentais. Agora o jovem ficará à disposição da Justiça.

Jovem de 22 anos é assassinado a tiros em Campo Maior

Foto: Ascom/SSP

Por Rebeca Lima

José Rodolfo da Silva Alves, de 22 anos, foi assassinado a tiros na madrugada desta sexta-feira (10), no bairro Matadouro, na cidade de Campo Maior (a 78 km de Teresina). Segundo a Polícia Militar, a vítima já possuía diversas passagens por homicídio, tentativa de homicídio, roubo e tráfico de drogas.

O comandante do 15º BPM, tenente-coronel Etevaldo Alves, informou que o jovem foi surpreendido por cerca de três suspeitos que dispararam contra ele. Os tiros atingiram a região da cabeça e o peito da vítima.

O local foi isolado pela Polícia Militar até a chegada da Perícia Criminal. Até o momento, não há informações sobre suspeitos e a motivação do crime. A Polícia Civil de Campo Maior investiga o caso.

O tenente-coronel Etevaldo Alves acrescentou ainda que em março deste ano, José Rodolfo foi preso por tentativa de homicídio e roubo de uma motocicleta. Há dois meses, ele havia saído do sistema prisional.

 

Homens armados ameaçam comerciante em Campo Maior

Foto: Ascom / Polícia Militar do Piauí 

Por Adriana Magalhães

Três homens foram presos nesta terça-feira (03), em Campo Maior (a 80 km de Teresina), após ameaçar um empresário da cidade. As prisões foram realizadas na Avenida Heróis do Jenipapo, no Centro.

Segundo a equipe da Força Tática do 15º Batalhão da Polícia Militar, que atendeu a ocorrência, os três homens estavam num estabelecimento comercial, especializado na fabricação de reboques, quando entraram em desentendimento com o proprietário da empresa.

Durante a discussão, os homens teriam ameaçado o comerciante dando a entender que estariam armados. O comerciante acionou a Polícia.

No veículo que os homens andavam foram encontrados pela Força Tática um revólver calibre 32, uma réplica de pistola e uma arma branca.

Os três homens pertencem à mesma família e foram conduzidos até a Delegacia de Polícia Civil onde prestaram depoimento.

Campo Maior é destaque no Previne Brasil com nota 9,47

A nota de Campo Maior no ranking do Previne Brasil voltou a crescer. No segundo semestre de 2023, o município alcançou o índice 9,47, mantendo uma tendência de alta já que no primeiro semestre havia conquistado índice 9. Na gestão passada, a nota do município era 4,55.

A secretária de Saúde de Campo Maior, Dorilene Vidal Félix comemorou o resultado e disse que o reconhecimento é fruto do empenho e do compromisso dos profissionais de saúde e dos investimentos em políticas públicas em saúde de qualidade:

Estamos felizes com mais essa conquista que atesta e comprova os avanços que Campo Maior tem experimentado nos últimos tempos. Agradeço ao trabalho de toda a nossa equipe pela dedicação e pelo apoio do nosso prefeito Joãozinho Félix que não mede esforços para melhorar cada vez mais a saúde do nosso município.

O Previne Brasil é o grande responsável pelo cuidado das pessoas na Atenção Primária. É por meio dele que o financiamento federal chega aos municípios. Atualmente, o programa conta com quatro componentes para fazer o repasse financeiro federal a municípios e ao Distrito Federal: capitação ponderada, pagamento por desempenho (indicadores de saúde), incentivo para ações estratégicas e incentivo com base em critério populacional.

Da Redação

Posts anteriores