Cidadeverde.com

Polícia usa cães para apreender armas e drogas em operação que prendeu traficante

Uma operação conjunta das Polícias Civil e Miliar das cidades de Teresina, Altos, Piripiri e Campo Maior resultou na prisão do homem que é acusado de comandar o trafico de drogas em Campo Maior.  Rosemberg Silva, mais conhecido como Zé Gotinha, foi preso nessa manhã de sexta-feira, 13, em uma casa no Bairro Cidade Nova, que funciona como ponto de venda de drogas.

A operação foi comandada pelo delgado regional de Campo Maior,  Gustavo Jumg, e pelo comandante do 15º BPM, coronel Cordeiro. Cerca de 40 policiais do Canil da PM, Força Tática, RONE, das Delegacias Entorpecentes, Serviço de Inteligência e do 1º Distrito Policial agiram em conjunto.

Eles se dividiram em dois grupos  e cercaram imóveis que pertencem a Zé Gotinha nos bairros Santa Cruz e Cidade Nova.

Os policiais apreenderam uma pistola ponto 40, (uso exclusivo da polícia), R$ 2,4 mil reais em notas e ainda uma quantidade de droga ainda não revelada pela polícia.  Zé Gotinha será autuado em flagrante pelos crimes de tráfico de drogas e porte ilegal de arma.

Com informações de Portal de Campo Maior
redacao@cidadeverde.com

Campo Maior institui coleta seletiva após convênio com catadores

A Prefeitura de Campo Maior celebrou,  na segunda-feira, (09/02), o convênio com a Associação de Catadores de Resíduos Sólidos, instituindo a coleta seletiva de lixo como política de Gerenciamento de Resíduos Sólidos do Município. O objetivo maior do convênio é a utilização da mão de obra dos catadores, no Projeto de Coleta Seletiva do município, e estabelecendo uma 'Bolsa Coleta', à categoria.

Presentes ao evento a vice-prefeita Sílvia do Caú, os catadores, e pessoas da associação, vários secretários envolvidos, como a de Meio Ambiente, Conceição Paz, o de Limpeza e Iluminação Pública Antônio Lustosa, a de Desenvolvimento Social Conceição Lima, o de Habitação Rogério Loiola, o de Relações Institucionais Cesar Robério, coordenadores, gerentes e outros profissionais.

A assinatura do convênio com os catadores é considerada um momento importante para Campo Maior no gerenciamento de resíduos sólidos. Com o convênio eles vão participar da seleção dos resíduos nos locais onde forem acondicionados. A prefeitura vai conceder um incentivo financeiro, uma espécie de bolsa e tudo o que eles recolherem vão também comercializar para seus sustentos.

Na oportunidade da assinatura do convênio foi entregue também um certificado de honra ao mérito aos comerciantes, como amigos dos catadores,  e equipamentos de proteção individual as famílias. Com este passo, os catadores vão sair de vez do aterro sanitário. O material também reciclável não chegará mais ao aterro, só o lixo orgânico. Isto representará uma utilização mais longa ao aterro.

“O projeto também conta com o apoio da sociedade de um modo geral e também dos comércios, que soma uma média de 30% de todo o resíduo recolhido no município”, explicou o secretário de Limpeza Antônio Lustosa.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Acidente entre carro e moto deixa três pessoas mortas em Campo Maior


Acidente deixou três pessoas mortas (Foto: Campo Maior em Foco)

Um acidente envolvendo uma moto e uma pick-up resultou na morte de três pessoas na noite de domingo (8) em Campo Maior. A tragédia aconteceu na PI-115, próximo à comunidade Café do Vento, localizada na zona rural da cidade distante cerca de 80 quilômetros ao Norte de Teresina.

Todas as vítimas, identificadas como Raimundo Nonato, Silvana e Isa, estavam na moto e morreram na hora. 

Testemunhas afirmaram que a moto, conduzida por Raimundo Nonato, trafegava na contramão quando se chocou com a pick-up. O motorista do carro fugiu do local.

Os três corpos foram levados pela Polícia Civil para o necrotério do Hospital Regional de Campo Maior.

Flávio Meireles
Com informações da TV Cidade Verde
redacao@cidadeverde.com

Prefeito antecipa salários dos servidores municipais para o Carnaval

O prefeito Paulo Martins anunciou, durante reunião de organização do Carnaval, realizada nessa sexta-feira, 06.02, que determinou a sua equipe administrativa financeira que antecipasse o pagamento dos servidores municipais, por ocasião da festa popular.

Pelo cronograma planejado financeiro os salários dos garis já estão nas contas desde o ultimo sábado, 07.02.

De acordo com o prefeito, o cronograma de pagamentos segue até o dia 11 de fevereiro, quando receberão os professores da rede municipal e demais servidores da Educação, além de prestadores de serviço e comissionados da Prefeitura de Campo Maior.

Antes, porém, receberão os servidores efetivos das secretarias de Administração, Serviço Social, Saúde, Planejamento, Finanças, Meio Ambiente, Desenvolvimento Rural, Infraestrutura, Relações Institucionais, Habitação, Controladoria e Procuradoria.

O prefeito lembra que os servidores do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) também já receberam os salários referentes ao mês de janeiro.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Prefeito reúne comissão do Carnaval e debate segurança de foliões

Aconteceu nesta sexta-feira, (06), uma reunião com o prefeito Paulo Martins e a comissão organizadora do carnaval 2015. Na pauta foram debatidos a segurança dos foliões que irão passar o carnaval em Campo Maior, a saúde, o turismo que a cidade oferece, a gastronomia e outros detalhes do evento. A proposta é fazer desse carnaval o maior de todos os tempos como também o maior carnaval público do Piauí.

O prefeito Paulo Martins ressaltou que Campo Maior já tem vários eventos em destaque em todo estado, e a meta agora é fazer a partir deste carnaval, o maior do Piauí. “Temos ai o melhor festejo do estado, a melhor Semana Santa, o Sabor Maior, e agora queremos colocar o carnaval nessa lista. A nossa geografia oferece todos os requisitos para sermos destaque no carnaval também, e é isso que queremos fazer a partir desse carnaval” disse Martins.

Todos os requisitos para o sucesso do evento foram discutidos e já estão sendo colocados em prática. 40 policiais do RONE e do Batalhão de Trânsitos deverão chegar nos próximos dias para se juntar com a equipe do coronel Cordeiro da PM de Campo Maior e fazer a segurança dos foliões, a equipe do SAMU ficará de prontidão em pontos estratégicos a partir do corso e a equipe da Secretaria de iluminação e limpeza estará 24h no corredor da folia cuidando da limpeza em tempo real do evento.

Várias novidades foram apresentadas para que os foliões tenham opção de lazer não só à noite, mais durante o dia também. O turismo no complexo de eventos com peças que contam a história de Campo Maior, os banhos nos Corredores, Emparedados, Serra de Santo Antônio, fazendas antigas, gastronomia dentre outras.

Outra opção será a concentração de paredões de som. O Coordenado de Eventos, Ulisses Raulino, propôs um acordo entre sociedade e Ministério Público sobre documentação para credenciamento de paredões de som para realizar esse encontro durante os cinco dias de evento no Complexo AUCAM, às margens do Açude Grande. O local será preparado com standes, banheiros químicos para realização do evento durante a tarde.

A reunião aconteceu no gabinete do prefeito e contou a presença do Secretário de Planejamento (Carlos Torres), de Limpeza (Antônio Lustosa), de Trânsito, Capitão Paz, de Esporte Francisco Rademarques, do comandante d 15º Batalhão da Policia Militar, o Tenente coronel Cordeiro, o coordenador do SAMU, Zacarias, a supervisora de Combate as DST/ AIDS Dilza Soares, do Corso Maior e dos representantes de blocos.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Prefeito Paulo Martins e outros gestores municipais se reúnem com governador

Uma comissão composta por 09 prefeitos reuniu-se na última quarta-feira (04) com o governador Wellington Dias, os secretários estaduais da Educação, Saúde, Administração, Segurança e o comandante da Polícia Militar. Na pauta, parceiras entre Estado e Municípios que otimizem os serviços públicos e promova o desenvolvimento nessas áreas.

O prefeito de Campo Maior, Paulo Martins, foi convidado pelo presidente da APPM para representar a região dos carnaubais. Durante a reunião, o gestor de Campo Maior lembrou que o município está com dificuldades em manter, por exemplo, serviços de saúde e o transporte escolar repassado pelo Governo do Estado na gestão passada.

Na reunião foram tratados assuntos como a criação de um plano de trabalho em conjunto com o Estado para o incremento das receitas municipais; o cofinanciamento da atenção básica da saúde; a dificuldade em manter os hospitais municipalizados; transporte escolar; falta de estrutura da segurança pública e o aumento da violência.

O prefeito também ressaltou a importância da colaboração do Estado para ajudar os municípios a incrementar as suas receitas como o IPVA, ITR, IPTU. “É preciso criar alternativas de receitas e para isso necessitamos si da estrutura técnica do estado”, detalhou o prefeito.

O prefeito Paulo Martins também solicitou ao governador um plano de ação para que o Estado possa construir calçamento no município de Campo Maior.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Hospitais regionais do interior do Piauí intensificam atendimentos médicos

Para diminuir o número de transferências de pacientes para capital, os procedimentos médicos estão sendo intensificados em hospitais regionais do estado.O secretário de Saúde, Francisco Costa, está percorrendo a região norte e visitou os hospitais regionais de Campo Maior, Piripiri e Parnaíba. Segundo o gestor, com os novos diretores, o funcionamento dos hospitais regionais já apresenta resultados positivos. 

Em Campo Maior, foram retomadas as cirurgias. “Atualmente, são realizadas entre 10 a 12 cirurgias gerais, incluindo as ortopédicas. Em Piripiri, foi inaugurada a ala pediátrica do hospital regional com oito leitos, além de brinquedoteca. “Com a entrega dos leitos infantis surgiram também sete novas vagas para adultos, pois antes as crianças ocupavam a ala dos adultos”, disse o secretário.

Francisco Costa ressalta que as cirurgias ortopédicas também foram retomadas em Parnaíba, que desde dezembro, não realizava o procedimento. "Na cidade, foram reativados 20 leitos da Unidade de Terapia Intensiva, sendo dez adultos e dez infantis. Além disso, o hospital voltou a fazer partos normais e cesarianas", finaliza o secretário de Saúde. 

 

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Sobrinha de policial é assaltada e PM encontra celular em loja de eletrônicos

Fotos: Portaldecampomaior

Dois homens identificados como Wesley Antônio de Lima e Itamar da Silva foram presos após o roubo do celular da sobrinha de um policial civil em Campo Maior. Durante as investigações, a polícia descobriu uma loja de venda DVDs falsificados e produtos eletrônicos como tablets, notebooks, playstations e celulares, a maioria sem nota fiscal, de acordo com a Polícia Civil.

"O roubo aconteceu nas proximidades no Patronato Nossa Senhora de Lourdes, quando um homem em uma moto estacionou próximo a adolescente e anunciou o assalto, exigindo que a vítima entregasse os aparelhos telefônicos", explica o comandante da Polícia Militar em Campo Maior, coronel Rui Cordeiro.

No roubo, testemunhas conseguiram identificar a placa do veículo e acionar a polícia. "Com os dados da motocicleta e com as características físicas do suspeito, os policiais da Força Tática foram até o endereço registrado no sistema do Detran", explica.

Wesley Antônio foi apontado como o autor do roubo e teria confessado que usou a a motocicleta do sogro para fazer o assalto. De acordo com a Polícia Civil, Itamar da Silva deverá responder por receptação.

"Após o assalto, ele repassou para Itamar que é responsável pela loja de venda de aparelhos usados. Os dois aguardam decisão da Justiça presos no 1º Distrito Policial", reitera Luiz Ferreira Cunha. 

Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com
Com informações Portaldecampomaior

Vereador deixa Câmara e assume secretaria de Campo Maior

O vereador Carlos Torres, PSB, será o novo secretário municipal de Planejamento de Campo Maior. Ele foi convidado pelo prefeito Paulo Martins nessa quinta-feira, 29.01, e aceitou a missão de planejar as ações do município a partir de agora. Em seu lugar na Câmara assume a suplente de vereadora Mércia Maria.

Carlos Torres esteve, nessa manhã de quinta, no gabinete do prefeito Paulo Martins para comunicar sua decisão de aceitar o convite. Paulo Martins disse que Carlos Torres é um bom político e excelente técnico.

“Precisamos avançar em projetos e captar mais recursos para obras e serviços no município. É preciso sintonizar os governos Federal, Estadual e Municipal para desenvolver Campo Maior e estou confiando essa missão ao vereador Carlos Torres”, relatou o prefeito.

Carlos Augusto Torres Santos é natural de Campo Maior, formando em economia, especializado em finanças. É aposentado do Banco do Brasil, onde trabalhou 30 anos e construiu uma carreira de sucesso alcançando posições de destaque ocupando gerencias de agências do Piauí, Maranhão e do Rio Grande do Norte.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Carnaval terá '"maratona" de shows e deve gerar 20 mil empregos

 

O Carnaval em Campo Maior terá cinco dias. Nesse período, hotéis e pousadas costumam ter lotação máxima. A organização do evento estima que a folia de momo possa gerar mais de 200 empregos de forma direta e indireta. No ano passado, mais de 20 mil foliões participaram da festa por noite.

No interior do Piauí, além do setor de hotelaria, terão uma renda extra costureiras, com a confecção de fantasias, além do setor gastronômico.

A programação oficial do Carnaval começa no começa na sexta-feira, 13, com a banda baiana Nairê, que faz o encerramento do 3º Corso de Campo Maior, na Valdir Fortes. No sábado, 14, Pagodão S/A e Forró Sacana Elétrico animam os foliões.

No Domingo (15), haverá uma programação especial para as crianças com shows de Arlene Melo e o Forró Contágio Elétrico às 19h. 

Na segunda-feira (16) a alegria fica por conta da Badalaiê da Bahia e Farra Nordestina Elétrico. No último dia de Carnaval, terça-feira, (17), terá festa novamente para as crianças com Diogo Rossi e Banda a partir das 19h. O encerramento será com a banda Barco Novo e Chicletana, da Bahia.

Os shows acontecem na praça Valdir Fortes, o palco da alegria. De acordo com a organização do evento, o local terá segurança reforçada de policiais militares e homens contratados pelo governo municipal.

 

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Posts anteriores