Cidadeverde.com

Motoqueiro derruba poste e morre em acidente no Açude Grande

  • Foto: Thiago Amaral/Cidade Verde
  • Foto: Thiago Amaral/Cidade Verde
  • Foto: Thiago Amaral/Cidade Verde
  • Foto: Thiago Amaral/Cidade Verde
  • Foto: Thiago Amaral/Cidade Verde
  • Foto: Thiago Amaral/Cidade Verde

Um motoqueiro morreu em acidente no final da manhã deste domingo (28), no Açude Grande, em Campo Maior (PI). O impacto da colisão derrubou um poste. 

Marcos Paulo Silva de Jesus, 29 anos, natural de Guará (DF), pilotava uma moto Titan azul de placa HYJ-8672, de Paraipaba, Ceará. Por volta de 11h, o motoqueiro teria perdido o controle e acertou um poste na margem do açude. 

A vítima não estaria usando o capacete no momento do acidente. O acessório de proteção foi encontrado distante do corpo do piloto. 

Policiais militares isolaram a área por conta dos fios que ficaram caídos na pista. 

Fábio Lima (com colaboração de Thiago Amaral e Francisco Filho)
fabiolima@cidadeverde.com

Acidente entre moto e caminhão na BR-343 mata cabo da PM em Campo Maior

Um acidente envolvendo uma moto e um caminhão na BR-343 resultou na morte de um cabo da Polícia Militar na tarde desta quinta-feira (25). O acidente aconteceu no Km 236 da BR 343 em Coca de Telha/PI. Ele conduzia uma motocicleta da PMPI, Honda XRE 300, placa OVW 4334/PI. Já o caminhão tinha placasLVV 3346/PI.

Segundo a PRF, o policial militar se deslocava com outros 3 policiais para trabalhar em Piripiri. 

 

A vítima foi identificada como cabo José e trabalhava na Companhia Independente de Trânsito (Ciptran). O acidente aconteceu quando ele se deslocava a trabalho em uma moto da Polícia Militar para o Norte do estado.

Cabo José morreu após colidir a moto que conduzia na traseira de uma caminhão. A morte foi confirmada pelo Ciptran.

Flávio Meireles
flaviomeireles@cidadeverde.com

Governador vai a Campo Maior autorizar asfalto na zona Urbana

Está marcada para o inicio do mês de julho a assinatura da ordem de serviço para a pavimentação asfáltica de ruas da zona Urbana de Campo Maior. A data foi definida em uma reunião realizada na Secretaria Estadual de Transportes pelo prefeito Paulo Martins e o secretário Guilhermano Pires.

A obra será pessoalmente autorizada pelo governador Wellington Dias, que no próximo dia 03 de julho estará em Campo Maior com o ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias.

De acordo com o engenheiro Ribamar Araújo Filho, nesta data será assinado um aditivo com a liberação do recurso para o asfaltamento de oito ruas da zona Urbana de Campo Maior.

Para a obra está sendo destinado recurso na ordem de R$ 1,4 milhão, cuja liberação foi articulada pelo deputado estadual Aluísio Martins e o prefeito Paulo Martins junto ao Governo do Estado. 

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Assembleia aprova pedido para aumentar horário de cadastramento biométrico

A Assembleia Legislativa do Piauí aprovou pedido para que o Tribunal Regional Eleitoral estenda o horário de atendimento ao eleitor que faz o recadastramento biométrico em Campo Maior, Nossa Senhora de Nazaré, Jatobá do Piauí e Sigefredo Pacheco. O pedido foi apresentado pelo deputado estadual Aluísio Martins.

O recadastramento biométrico está sendo feito realizado jurisdição das 7ª e 96ª Zonas Eleitorais por técnicos do TRE-PI. Atualmente o horário de atendimento é de 7 as 13 horas. Para o deputado, esse expediente está dificultando o acesso de muitos eleitores ao cadastramento biométrico.

A ideia é que o atendimento seja estendido até às 17 horas. “São quase 60 mil eleitores, que precisam fazer esse cadastro e que precisa de horários alternativos para que não fiquem de fora do processo”, reforça do deputado.   

A solicitação do parlamentar foi encaminhada, pela Assembleia Legislativa, para o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Piauí, desembargador Edvaldo Pereira de Moura.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Aluísio Martins visita Uespi de Campo Maior e destina emenda parlamentar

O deputado estadual, Aluísio Martins, irá visitar o campus da Uespi, Heróis do Jenipapo, em Campo Maior, para discutir com a direção, professores e alunos a destinação de emenda parlamentar para a estrutura da universidade.

Aluísio Martins disse que ficou sensibilizado com o relato dos alunos do campus quando participaram de uma audiência pública na Assembleia Legislativa sobre a situação da UESPI. “Quero conhecer melhor a realidade dos alunos, professores e diretores e também a estrutura física do campus”, ressaltou.

Após a audiência realizada no inicio desse mês de junho, Aluísio conversou com os alunos e se manifestou interessado em amenizar a situação da Uespi em Campo Maior destinando recursos através de emenda parlamentar. “Queremos assegurar recursos para melhorar a infraestrutura da instituição e para isso quero ouvir as prioridades dos alunos e professores”,  reforçou Aluísio.  

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Homem é preso ao tentar comprar bebida com nota falsa em Campo Maior

Um homem identificado como Kilson dos Santos Chagas foi preso em Campo Maior, a 80 quilômetros de Teresina, acusado de tentar comprar uma garrafa de vinho com uma nota falta de R$ 50. O caso aconteceu na sexta-feira (12) e ligou o sinal de alerta entre os comerciantes da cidade.

A tentativa de golpe aconteceu em um estabelecimento comercial no Centro de Campo Maior durante a noite do Dia dos Namorados. O suspeito, morador do bairro Califórnia, foi detido pela Força Tática da Polícia Militar.

De acordo com a PM, a nota falsa apresentava falhas gritantes, que chamaram atenção e foram facilmente constatadas. A partir da prisão de Kilson, a Polícia Civil iniciará investigação para indentificar a origem das cédulas falsificadas.

Flávio Meireles
flaviomeireles@gmail.com

Peça teatral conta história do mastro de Santo Antônio em Campo Maior

  • Reprodução / TV Cidade Verde
  • Reprodução / TV Cidade Verde
  • Reprodução / TV Cidade Verde
  • Reprodução / TV Cidade Verde
  • Reprodução / TV Cidade Verde

Uma peça teatral montada pela secretaria de desenvolvimento de Campo Maior conta a história da famosa tradição do "pau de Santo Antônio". Segundo a lenda, o mastro que ostenta a bandeira do santo é carregado em procissão por homens e as mulheres que conseguirem tocar nele, conseguem um casamento.

Um trecho da peça foi apresentado ao vivo no Jornal do Piauí desta sexta-feira (12), véspera do dia de Santo Antônio e data comemorada com muita festa no município. Em plena festividade, a cidade se mobiliza para receber os visitantes que lotam as noites de eventos religiosos e shows.

A atração desta sexta é a banda Cavalo Branco que toca na praça cultural do município em show gratuito.

Outra atração do evento são as quadrilhas. A quadrilha Coqueiro Verde, se apresentou durante a transmissão. Por conta do dia dos namorados, as histórias de destaque foram as dos casais, que se formaram em meio aos 80 integrantes do grupo.

Simpatias

Tradicionais para a data, as simpatias para o "santo casamenteiro" também foram destaque no jornal. Entre elas estão, pingar a vela na água para formar o nome do marido, pegar o Santo Antônio no lugar do buquê nos casamentos, colocar a imagem do santo de cabeça pra baixo na água e até mesmo arrancar o menino Jesus dos braços da imagem.

Rayldo Pereira
rayldopereira@cidadeverde.com

Prova de Ciclismo do Festejo de Campo Maior reúne atletas do PI, CE e MA

A cidade de Campo Maior sediou, na manhã deste domingo (7), o 1° Speed de Ciclismo do Festejo de Santo Antônio. Os atletas saíra de Campo Maior, foram até Cabeceiras do Piauí e retornaram a Campo Maior. A prova durou cerca de 2h10 e envolveu homens e mulheres.

 

 

A competição teve a participação de atletas do Piauí, Ceará e Maranhão e contou com o apoio da Prefeitura de Campo Maior através das secretarias de Esporte e Cultura, Trânsito, Educação e Saúde e de empresas privadas.

O prefeito Paulo Martins juntamente com os secretários Rademarques de Esporte e Cultura, Professor Ribinha da Educação e Marcelo Miranda da Saúde alem da vereadora Mercia participaram da entrega da premiação e parabenizaram os vencedores.

Veja a relação dos campeões:
1° Lugar - Leandro Rabelo (CE)
2° Joãozinho (MA)
3° Cremosinho
4° Lucas Melo
5° Daniel Texeira
6° Thiago Tarson
7° Mutante
8° Farles
 
Feminino
1° Daliana Sousa
2° Janiele Reis

 

redacao@cidadeverde.com

Fórum de combate à discriminação na saúde será realizado nesta segunda

A Secretaria de Estado da Saúde realiza em todo o Estado fóruns que irão debater as políticas públicas voltadas para cidadania na atenção integral das população mais vulneráveis que sofrem diferentes tipos de discriminação social. O primeiro evento acontece nesta segunda-feira, 8, no município de Campo Maior. 

A discriminação foi citada por 15,5 milhões de brasileiros como uma das dificuldades sofridas quando buscam atendimento em clínicas e hospitais. O dado é da Pesquisa Nacional em Saúde 2013 (PNS), divulgada esta semana pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

“O que nós propiciamos nesse Fórum é a chegada de orientações às pessoas, no sentido de entenderem as diferenças que existem entre os vários grupos de pessoas existentes no convívio social”, explica Gilvano Quadros, coordenador da Coordenação de Promoção da Equidade em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde.

O Fórum contará com a presença de diversos setores da sociedade, governamentais e não governamentais, como representantes dos conselhos municipais de saúde das entidades de classe, criando um espaço de reflexão e discussão conceitual sobre a promoção da equidade em saúde.

Nessa primeira etapa, será realizado o Fórum também nos municípios de Parnaíba, Esperantina, Batalha, Teresina, Campo Maior, Oeiras, Paulistana, Bom Jesus, São Francisco do Piauí, Pedro II, Amarante, Piripiri, Valença, Floriano, Picos, São Raimundo Nonato, Morro Cabeça no Tempo, Cocal de Telha, Uruçui e São João do Piauí.

Programação

8h às 9h - Credenciamento dos Participantes

9h às 9h30 - Palestra – Tema: Progressão Continuada, Espinha Dorsal da Promoção da Equidade em Saúde ( SUS)

9h30 às 10h10 – Palestra – Tema: Repercussão das Políticas Públicas voltadas para cidadania na   Atenção integral: à Saúde da População Negra e à Saúde da população Indígena, à Saúde da população do campo e da floresta e águas, à Saúde da população LGBT, à Saúde da população de rua, à Saúde da população cigana, à Saúde da população privada de liberdade e à Saúde da população quilombola

10h10 as 10h50 - Palestra – Tema: Os desafios da equidade na comunidade e unidade Básica de Saúde (UBS)

10h50 às 11h – Intervalo

11h às 12h - Debates

12h às 12h30 - Encerramento


redacao@cidadeverde.com

Festejo de Campo Maior tem pedido de casamento durante show de Waldonys

Na quinta noite do Festejo de Santo Antônio em Campo Maior, nesta quinta-feira (4), um pedido de casamento em pleno palco marcou a noite. A apresentação era do acordeonista Waldonys, que subiu ao palco do Espaço Cultural Dom Abel. 

O forrozeiro, que também é piloto de avião, chegou na cidade por volta do meio dia, fez vários voos em sua aeronave e a noite botou a galera para dançar.

Com um repertório recheado de sucessos e uma maneira singular de dialogar com seu público, Waldonys mais uma vez agradou os fãs campo-maiorenses. O show do forrozeiro foi aberto pelo cantor Marcelo Ferreira e o Forró do Patrão.

Antes de iniciar o show do Waldonys o jovem Leonardo resolveu subir ao palco para, na frente de todo o público pedir sua namorada Jaiane, em casamento. O pedido foi com direito a aliança e tudo que tem direito. Muita gente bonita passou pela praça.

Nesta sexta-feira (05) a programação segue com o show de uma banda que está fazendo muito sucesso em todo o nordeste, que é o Forró do Movimento. O evento é realizado pela Prefeitura de Campo Maior.

Da editoria de Cidades.
redacao@cidadeverde.com

Posts anteriores