Cidadeverde.com

Câncer: Hospital São Marcos lança campanha sobre prevenção

Imprimir
A Associação Piauiense de Combate ao Câncer, entidade de assistência social, mantenedora do Hospital São Marcos, centro de referência em tratamento de câncer, lança campanha de conscientização e alerta sobre prevenção da doença. Com o lema “Diagnóstico Precoce: sua chance de cura”, foi lançada, hoje (08), em café da manhã oferecido para a imprensa diretores do hospital e médicos ligados ao diagnóstico e ao tratamento de câncer.

 
Durante o evento Mariella Almeida Melo, oncologista e coordenadora da campanha, declarou quais são os objetivos da campanha: “Queremos mostrar que essa doença tem cura! Queremos que as pessoas conheçam todas as formas da doença e deixem de lado a mistificação que essa é uma que só mata. Temos 3 mil novos casos de câncer a cada ano só no Piauí, é necessário que a sociedade conheça todas as formas de tratamento e, principalmente, de prevenção”.
 
A especialista esclarece ainda que quanto antes a doença for detectada maiores são as opções de tratamento e as chances de cura. “Nosso objetivo com essa campanha é fazer com que a mulher, ao perceber um nódulo no seio, pense logo que pode ser câncer e procure o médico. Quanto menor o nódulo for melhor para o tratamento. Queremos que os homens se conscientizem de que, após os 45 anos, os exames de prevenção devem ser rotina e não podem sofrer nenhum tipo de preconceito”, disse Mariella Almeida Melo.

 
A campanha será realizada entre os dias 26 e 30 de novembro, quando o Hospital São Marcos mobilizará mais de 40 profissionais para promover uma semana de atividades voltadas para esclarecer as dúvidas da população sobre todos os tipos de câncer, seus sinais, sintomas, tratamento e conscientizar sobre a importância da prevenção, através da realização de exames periódicos para facilitar o diagnóstico precoce e aumentar as chances de cura.
 
Do dia 26 ao dia 29 de novembro, serão realizadas palestras, no período da manhã, e cursos, à tarde, sobre todos os tipos de câncer, abordando temas como prevenção, diagnóstico precoce e tratamento.

 
O “Dia D” da campanha é o dia 30. O Hospital São Marcos promoverá um grande mutirão para atender à população. Serão oferecidos atendimentos gratuitos, onde os pacientes poderão aferir pressão, receber orientações do corpo de nutricionistas e oncologistas do Hospital. Além dos atendimentos mais direcionados ao tratamento, assistentes sociais distribuirão cerca de 500 senhas para a realização de exames preventivos como o papanicolau, que pode detectar o câncer de colo do útero, a mamografia, que pode diagnosticar o câncer de mama, a dosagem de PSA, para diagnóstico de câncer de próstata, e raio “X” do tórax.
 
A jornalista Claudia Brandão que participou do evento de lançamento, prestou depoimento aos presentes dizendo que sua família tem o hábito de fazer exames preventivos e que suas irmãs que apresentaram a doença são tratadas no Hospital São Marcos. “Há muitos casos de câncer em minha família, isso acendeu o sinal de alerta para fazermos, com frequência, os exames de prevenção. Minha irmã, que mora em Brasília (DF), foi operada em 2006, aqui no Hospital São Marcos, pelo Dr. Antônio de Pádua. Ela sempre vem fazer os exames de rotina aqui pela confiança que temos na medicina desenvolvida aqui e na referência que o Hospital representa”, contou a jornalista.
 
O Hospital São Marcos realiza uma média de 17 mil consultas por mês; 1.200 cirurgias, a maioria de alta complexidade; 3.160 sessões de radioterapia e 3.900 sessões de quimioterapia. A média de tempo entre a primeira consulta e o início do tratamento radioterápico é de cinco dias, uma média maior que a de muitos países desenvolvidos, como Inglaterra e Canadá.
 
O Hospital São Marcos está prestes a completar 60 anos e conta com uma equipe profissional qualificada e capacitada para realizar o tratamento de câncer, além disso, o Hospital dispõe dos mais modernos aparelhos de diagnóstico e tratamentos do país. A campanha “Diagnóstico Precoce: sua chance de cura” reafirma a missão do Hospital, que é oferecer a mais avançada e inovadora atenção à saúde, com preocupação permanente com a humanização dos serviços e dentro dos mais altos padrões tecnológicos, ensino e pesquisa, com ênfase na ética e responsabilidade socioambiental visando a contínua melhoria da qualidade de vida da sociedade como um todo. 



Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais