Cidadeverde.com

Candidatos a deputado debatem cultura e saúde no "Fala Candidato"

Imprimir

Em mais um quadro “Fala Candidato” o Jornal do Piauí promove o debate entre os políticos que disputam uma vaga à Assembleia Legislativa. Nesta sexta (10) foram convidados: Josevita Tapety (PV), Edvaldo Marques (PSB), Carla Ramos (PT do B) e Paulo César “Voluntário de Vidas” (PSDB).


A primeira pergunta, comum ao quarteto, foi feita pelo apresentador Amadeu Campos e consistiu em um comentário de como estava o trabalho dos atuais deputados na Assembleia.


Josevita Tapety disse que os deputados têm de fiscalizar o governo e serem mais contundentes. “Os legisladores tem trabalhado, não em função do povo, mas em causa própria”, critica. Edvaldo Marques disse que a Casa precisa de mudança. “Ideias novas e compromisso de trabalho, pelo desenvolvimento do Piauí e qualidade de vida”, diz.


Josevita Tapety


A candidata Carla Ramos também ressaltou o compromisso que os parlamentares devem ter perante a população. “Não deve haver cooperativismo por parte dos aliados do governo para que se faça uma administração boa”, pontuou. “Precisamos de deputados corajosos que possam combater as irregularidades. Falta muita coisa no Estado: falta compromisso, saber onde os investimentos estão sendo feitos. Você eleitor, tem a oportunidade de renovar”, declarou o candidato Voluntário de Vidas.


Carla Ramos


Na segunda parte do debate, candidato pergunta para candidato. Josevita perguntou a Voluntário como deveria ser fiscalização aos candidatos ligados a grupos de empresários.“O deputado tem que ter coragem e ser limpo. As empresas que patrocinam políticos têm como controlá-los. Os deputados que estão aí tiveram a oportunidade de melhorar a saúde, educação e não fizeram”, criticou o tucano. Em seu comentário, a candidata do PV disse: “temos que renovar sempre. Se o deputado apresenta emenda para beneficiar empresas, o dinheiro deve estar sendo desviado, porque o dinheiro é muito. A assembleia tem que ter trabalho participativo”.


Edvaldo Marques





Em seguida, Edvaldo Marques perguntou a Carla Ramos que planos ela tem para diminuir a violência no trânsito. “Tudo é uma questão de educação. O que o pai passou para o filho e o Neto, as drogas e bebida, o desequilíbrio emocional. Por isso que o meu slogan é 100% cultura; não é só a cultura da arte, mas do desenvolvimento do ser humano”, respondeu a candidata. Marques afirmou que além da parte preventiva é preciso um esforço de capacitação dos profissionais que atuam nos órgãos de trânsito e mais campanhas educativas e fiscalização.


Voluntário de Vidas




Carla questionou à Josevita sobre os plano para cultura de Oeiras, cidade natal da candidata do PV. Em resposta, Tapety afirmou que é preciso respeitar a cultura e patrimônio histórico sejam respeitados. “É possível desenvolver o turismo histórico. As pessoas são capazes, só não é permitido que a população se desenvolva”, critica. “Precisamos as leis de incentivo à cultura porque tem demanda de artista e temos pouquíssimo dinheiro”, emendou Carla.



Na última pergunta do bloco, Voluntário indagou Josevita pela Saúde no Estado. “A Saúde é precária. O Estado é grande, as distâncias são enormes. Precisamos de hospitais regionais que tenham UTI, porque o paciente que precisa percorrer vários quilômetros não chega vivo em Teresina, e os hospitais regionais não conseguem resolver”, declarou Josevita. “Isso é uma falta de respeito com a população, por isso eu registrei em cartório que doarei 50% do meu salário como deputado para instituições de caridade”, afirmou o candidato do PSDB mostrando o documento.


Final
No último bloco, os candidatos tiveram um minuto para discorrer sobre o assunto que quisessem.


“Quero fazer um alerta à população que não permitam que lhe dêem dinheiro e digam ‘me ajude que eu lhe ajudo’. Eu espero que a Assembleia seja renovada. Lembrem-se seremos funcionários do povo, temos que trabalhar com honestidade e transparência”, pontuou Josevita Tapety (PV).


Edvaldo Marques lembrou do seu trabalho na Câmara de Teresina. “Tenho uma história de vida na área de segurança pública de 30 anos e 6 meses. Sou vereador de Teresina e tenho compromisso com a qualidade de vida da capital”, declarou.


A candidata Carla Ramos disse que seu foco será a cultura. “Somos desprestigiados e desvalorizados e até desprezados pela classe política. Precisamos fazer valer a nossa vontade de trabalhar. Também pretendo trabalhar pelo carnaval de Teresina, que gera renda”, afirmou.


Paulo César “Voluntário de Vidas” afirmou que pretende trabalhar para os soropositivos, portadores de câncer, hemofílicos, e entre outros doentes. “Sou voluntário há 22 anos e quero seu apoio, piauiense. Vote em quem tem coragem e compromisso; em quem vai fiscalizar os ‘pés mansos’”, pediu.


Carlos Lustosa Filho
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais