Cidadeverde.com

Cânion do Poty pode ter maior sítio mundial com arte rupestre

Imprimir
O Complexo Arqueológico de Gravuras Rupestres da Bebidinha, situado no Cânion do Poty no município de Buriti dos Montes, possui  milhares de gravuras rupestres feitas em suas rochas. De acordo com o professor Wellington Lage, químico, jornalista e publicitário que realiza pesquisa de mestrado no local, tais vestígios gráficos podem lhe render o título de maior do mundo em incidência de gravuras rupestres em um mesmo local.

Fotos: Benedito Rubens

Professor Wellington acompanhado por uma equipe de quatro profissionais, realizou a primeira viagem de levantamento na região neste último fim de semana (24 a 26).

"Ainda não há um número exato pois realizamos apenas a primeira etapa do levantamento mas, um dos objetivos da pesquisa é provar que no Brasil e no mundo  não existe um local com uma quantidade tão grande de gravuras na mesma localização", conta Wellington.


O local é tema de sua pesquisa de mestrado em antropologia e arqueologia, que visa também verificar a ocorrência e associações das gravuras, e depois fazer um quadro comparativo com o que já se conhece no Brasil. Orientado pela professora Doutora Ana Clélia Barradas Correia o tema do trabalho é: “As gravuras rupestres do sítio Bebidinha, Buriti dos Montes - Piauí: documentação, análise preliminar da linguagem visual e levantamento sobre o estado geral de conservação.”


De acordo com Wellington as gravuras encontradas nas rochas sofrem risco de serem apagadas, tanto através de agentes naturais, quanto pela ação humana, apesar de o local não ter fácil acesso e nem um grande número de visitantes.

"É um trabalho difícil pois o sítio fica as margens do rio Poty e é todo na rocha. Ficamos três dias acampados no local e não conseguimos concluir, pois são milhares de gravuras. Já estamos planejando a próxima viagem para a continuação do levantamento fotográfico em abril.", informou Wellington.


O trabalho de mestrado deve ser concluído até o fim de 2012, mas parte dos dados da pesquisa será apresentada previamente em julho, durante um congresso na Bolívia.

São Raimundo Nonato
O Complexo Arqueológico de Gravuras Rupestres da Bebidinha não supera o título de São Raimundo Nonato pois o sítio em questão pode ser o maior na presença de gravuras rupestres em uma mesma localização, enquanto o Parque Nacional da Serra da Capivara, é o maior em incidência de pinturas.

O Parque Nacional da Serra da Capivara foi reconhecido pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade por abrigar o mais importante patrimônio pré-histórico das Américas e a maior quantidade de pinturas rupestres do mundo.

Rayldo Pereira
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais