Cidadeverde.com

Casa da Cultura oferta curso gratuito de cinema experimental

Imprimir
A Casa da Cultura irá realizar um curso de Cinema Experimental com o cineasta francês Yann Beauvais que é um dos mais importantes criadores e pesquisadores do cinema experimental. Ele é editor, produtor, curador e criador de videoarte. Tem obras no acervo das mais importantes instituições de arte contemporânea do mundo, como o Centro George Pompidou (Paris) e Museu de Arte Moderna de Nova Iorque (MoMa).

O curso acontecerá de 22 a 25 de abril, das 14h30 às 18h30 na Casa da Cultura de Teresina e será dividido em dois módulos. O curso será gratuito e em português. 

A iniciativa é do projeto PiCNic, que desenvolve em torno do vídeo e cinema experimental há mais de dois anos no Piauí. O PicNIC foi  idealizado  por Guga Carvalho  e é produzido por Danilo Medeiros em parceria com a Casa de Cultura, Fundação Monsenhor Chaves, Semec e SESC, e tem o patrocínio da Caixa Econômica Federal. 


"Apresentei  a proposta do PicNIc para ele, expliquei o projeto, ele gostou e me mandou uma proposta de curso. Conversamos sobre os assuntos que envolviam o cinema experimental e videoarte. Acredito que será determinante como impulso na carreira de vários jovens criadores de vídeo experimental em Teresina, uma cidade ainda muito carente de curso de formação. A artista não é feito só inspiração; mas também de conhecimento, estudo, dedicação ao que faz, sempre foi assim e sempre será. Artista desinformado e sem objetivo termina por se perder", declarou Guga Curador.

Módulos
Módulo 1:Cinema expandido (22 a 23 de abril)
O cinema expandido, diferente do cinema narrativo que identificado com o teatro moderno e partindo de um ponto de vista convergente, convencionou a separação entre projeção e público, ou entre a sala e a tela, rompe com as formas dominantes dessa separação ao longo de grande parte do século XX, colocando a ênfase na inscrição da luz e do movimento, na presença física do próprio instrumental da projeção, na participação corporal do espectador, na montagem, e na ação ao vivo. O cinema expandido amplia a noção do fílmico para algo que ultrapassa o simples encadeamento sucessivo e linear de imagens, propondo a simultaneidade de vários estímulos materiais e sensoriais, no espaço e no tempo.

Módulo 2: Foundfootage filmes, reciclagem (24 a 25 de abril)
Entre a apropriação e a reciclagem,  o filme de foundfootage interroga as redes da difusão, assim como as noções do autor. O filme de foundfootage manifesta no campo cinematográfico e mais precisamente no cinema experimental e vídeo quais são os usos e as apropriações . Aposta no“desvios”, nos objetos encontrados ao lucro da reciclagem , nos pedaços de filmes. Quando se trata de foundfootage, se deve entender simultaneamente : os pedaços, os objetos encontrados, assim como um gênero, filmes de arquivos, compilações, filmes de montagem.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais