Cidadeverde.com

Casa da Cultura recebe lançamento do livro “Mulheres de Axé”; confira

Imprimir
O livro foi escrito na Bahia, por Marcos Rezende, e ao chegar ao Piauí promove reflexão sobre a luta pela liberdade de expressão religiosa de 210 mães de Santo. O lançamento de Mulheres de Axé ocorre no próximo sábado (15), na Casa da Cultura de Teresina, a partir das 18h30.


“O livro valoriza como as mulheres em sociedade machista preconceituosa e marcada pela negação de tudo que pertence a cultura e religiosidade de matriz africana souberam perseverar e manter viva a fé, as tradições, as festas e os ritos”, conta o coordenador do Coletivo de Entidades Negras (CEN), que organiza o evento, Heraldo Alabyodãn de Lissá.

O evento conta ainda com o apoio do Fórum Estadual de Religiões de Matriz Africana (Fermapi). No lançamento, a Companhia de Dança Luzia Amélia fará, ainda, a apresentação do espetáculo “Herança”.

“Esse é um instrumento para que as novas gerações saibam enfrentar situações semelhantes, para que as mulheres e crianças negras sintam orgulho da sua religião e se espelhem na história de vida dessas mulheres de axé que existem e ainda são pouco conhecidas”, disse o membro da organização.


Participam do lançamento coordenadores dos CENs de outros Estados, autoridades da sociedade civil, além de zeladores de terreiros de Umbanda, Candomblé, Tambor de Mina. A comunidade geral interessada no tema também é convidada a comparecer.

“O título tem a trajetória dessas Ialorixás (mães de santo) do candomblé das nações Ketu, Jeje e Angola”, explica Heraldo.

Lívio Galeno
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais