Cidadeverde.com

Ceir terá Semana de Prevenção de Acidentes de Trabalho

Imprimir
Para lembrar a passagem do Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho, celebrado em 28 de abril, o Centro Integrado de Reabilitação (Ceir) vai sediar a I Semana Interna de Prevenção de Acidentes (Sipat). O evento será entre os dias 28 e 30 de abril, com uma programação composta por palestras, ações e debates com foco na saúde.
 
Além da prevenção de acidentes de trabalho em si, as ações da Sipat irão abordar temas como alimentação saudável, tabagismo, doenças sexualmente transmissíveis, alcoolismo, Acidente Vascular Cerebral (AVC) e prevenção e combate a incêndio, entre outros. Ainda haverá ações de ginástica laboral e verificação de peso, altura, glicemia capilar e pressão arterial.
 
Alexandre Queiroz, presidente da Comissão Interna de Acidentes de Trabalho do Ceir (CIPA), explica que o evento é aberto ao público em geral e a inscrição pode ser feita no Setor de Recursos Humanos do Ceir até a data do evento, mediante a entrega de um quilo de alimento não-perecível.
 
“Muito mais que evitar acidente de trabalho, buscamos incluir atividades que informem sobre hábitos de vida saudáveis para que os participantes incluam a prevenção não apenas no ambiente laboral”, explica Alexandre Queiroz. Os alimentos arrecadados serão doados aos pacientes carentes do Centro.
 
As palestras serão ministradas por profissionais do Corpo de Bombeiros, Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), Coordenadoria de Enfrentamento às Drogas e do próprio Ceir, entre outras instituições.
 
Acidentes de trabalho fazem milhares de vítimas no Brasil a cada ano  
 
Dados do Tribunal Superior do Trabalho (TST) mostram que, no ano de 2011, foram 711.164 registros de acidente de trabalho no Brasil. No Piauí, os dados são de 2010 e apontam a ocorrência de 3.226 casos. Quando não morrem, os trabalhadores vítimas dos acidentes de trabalho muitas vezes têm sequelas graves e alguns necessitam de tratamento de reabilitação física, como o que é ofertado no Ceir.
 
Alexandre Queiroz lembra que a subnotificação ainda é recorrente. “Os números podem ser ainda maiores, pois ainda há muito que se avançar para melhorar o registro dos casos”, explica o presidente da Cipa do Ceir.
 
As ações da I Sipat acontecerão sempre de 8h às 16h, no Ceir, que fica localizado na Avenida Higino Cunha, nº 1515, Bairro Ilhotas. Mais informações sobre o evento pelo telefone (86) 3198-1500. A programação do evento está disponível no site www.ceir.org.br. 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais