Cidadeverde.com

Chesf abre as comportas e volume do rio Parnaíba aumentará na capital

Imprimir
Em reunião ao meio-dia desta segunda-feira(06), a diretoria da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) resolveu abrir as comportas da hidrelétrica de Boa Esperança que chegou à sua capacidade máxima neste final de semana. A água liberada, cerca de 130 metros cúbicos por segundo deve chegar a Teresina nos próximos três dias. 


O engenheiro Aírton Feitosa, gerente Regional da Chesf, disse que o volume de água aumentará de 20 a 30 centímetros a altura do Parnaíba. “O normal são 270 metros cúbicos e atingimos 400 metros cúbicos e vamos liberar 130 metros cúbicos por segundo. O nível não deve trazer preocupação para rio Parnaíba”, destacou.


Segundo ele, esse nível não deve alagar a avenida Maranhão ou moradores ribeirinhos. Hoje o nível do rio está com 2,13 metros e deve chegar a 2,33 ou 2,43 metros. 


O engenheiro disse ainda que esse procedimento de abertura das comportas é normal, assim que a vasão aumenta, para poder continuar a produção de energia elétrica. “Podemos precisar abrir as comportas novamente, caso continue chovendo no rio Balsas e Uruçui, mas estamos controlando o volume, para que possamos continuar os trabalhos no período de seca que vai de maio a novembro”, afirmou Airton Feitosa. 


Matérias relacionadas:


Caroline Oliveira
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais