Cidadeverde.com

Cocal dos Alves é destaque em Olimpíada de Matemática

Imprimir
Os alunos piauienses conseguiram novamente bons resultados na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), considerada a maior competição da disciplina no mundo.  O Piauí obteve como resultado, divulgado na segunda-feira (13), sete medalhas de ouro, oito de prata, 22 de bronze e 286 menções honrosas.


Ao todo, mais de 18 milhões de alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio participaram durante os meses de agosto a outubro de 2011 da OBMEP, uma competição organizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).


Alguns dos alunos premiados 

Foram distinguidos mais de 30 mil prêmios entre medalhas de ouro, prata, bronze e certificados de menções honrosas aos melhores alunos da competição além de computadores com kit de projeção e troféus às escolas e secretarias municipais de educação com maior número de alunos premiados nas suas respectivas unidades da federação. 

Na reta final o estado do Piauí foi representado por mais de 10 mil alunos oriundos dos seus 224 municípios. Pelas regras da competição cada estado deve receber pelo menos 15 medalhas de bronze e uma quantidade de certificados de menções honrosas de até 10% do número de alunos classificados para a fase final.

Competição
Todo o certame da competição se desenrola em duas fases, na primeira todos os alunos das escolas inscritas se submetem a responder uma prova com 20 problemas objetivos para posteriormente a escola selecionar os 5% melhores que representarão a escola, o município e o estado na fase final, onde concorrerão com os demais alunos classificados em todo o país. Nesta fase todos os classificados se reúnem em locais estabelecidos pela organização para descrever as soluções de seis problemas bem elaborados.

As medalhas de prata e ouro são conquistadas pelos melhores colocados nacionalmente de acordo com o seguinte nível de organização: nível 1, estudantes do 6º e 7º ano; nível 2, alunos do 8º e 9º ano e nível 3 estudantes do Ensino Médio.

Cocal dos Alves
O município de Cocal dos Alves na região norte do Piauí tem um destaque especial por carregar três das sete medalhas de ouro conquistadas pelos alunos piauienses. Desde 2005 a cidade apresenta um excelente desempenho em diversas competições de conhecimento e uma taxa de aprovação nos vestibulares maior, ou igual a 70% todo ano. 

Na 7ª OBMEP, dos 29 estudantes cocalalvenses classificados para a fase final da competição, 25 obtiveram bom êxito conquistando 10 medalhas e 15 menções honrosas além das premiações para as escolas, em que a escola Municipal Teotônio Ferreira Brandão obteve a maior premiação entre as escolas públicas piauienses e receberá por isso um computador portátil acompanhado por um kit de projeção móvel, enquanto que a escola estadual Ensino Médio Augustinho Brandão receberá um troféu de mérito nacional por manter a média de premiação dos anos anteriores. Agora o município soma um total de 146 premiações das quais 11 são medalhas de ouro. 

Com informação de Augustinhobrandao.net.br

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais