Cidadeverde.com

Cocal dos Alves fecha acordo territorial e modifica mapa do Piauí

Imprimir
Após os estudos realizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) prefeitos de vários municípios piauienses estão fazendo acordo para solucionar os conflitos de divisão territorial. 

A cidade de Cocal dos Alves (262 km de Teresina) foi a primeira a ter a lei e o mapa modificados segundo o novo estudo, que é baseado em informações de GPS.


O supervisor de base territorial do IBGE, Guilherme Hermes, informou ao Cidadeverde.com que o acordo de outros oito municípios do Estado foram aprovado na Assembleia Legislativa e já passaram para a sanção do governador. 

São eles: Betânia do Piauí, Barro Duro, Caldeirão Grande, Francisco Macedo, Marcolândia, Passagem Franca do Piauí, Padre Marcos e São Julião. Além desses, outros três estão indo para a aprovação no plenário: Castelo do Piauí, Cocal de Telha e Queimada Nova.

O deputado estadual Antônio Félix (PDT), que acompanha os estudos e as discussões sobre o assunto, explicou que todas as quartas-feiras cerca de cinco prefeitos são convidados à Alepi para a assinatura dos acordos. 

"Praticamente todos os municípios do Piauí têm problema com área porque antes o sistema para delimitar território era muito artesanal. Estamos tendo todo o cuidado para não mexer na população dos municípios para não modificar o FPM [Fundo de Participação dos Municípios]", destacou o parlamentar.


Jordana Cury
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais