Cidadeverde.com

Com mais de 10 clubes, Badminton mostra a sua força na Olimpiauí

Imprimir
Se a Olimpiauí fosse iniciada há uns seis anos, ninguém imaginaria que o Badminton estaria entre as modalidades. Hoje, quem viu o esporte nascer acanhado em demonstrações nas escolas, se impressiona com o avanço. No torneio iniciado neste sábado (5) no ginásio do IFPI são 13 clubes inscritos, cinco deles com administração independente da Federação de Badminton do Piauí - FEBAPI.


Fotos: Carol Riedel

Diretor da Federação, Francisco Ferraz explica que os outros clubes são núcleos mantidos pela entidade, que conta com patrocínio da construtora Sucesso e investe em material e técnicos para os atletas. Isso sem incluir as escolinhas de Piripiri, Parnaíba, Madeiro, Luzilândia, Picos e Água Branca. Expansão que chegou ao limite da Febapi. Hoje, a Federação orienta quem quer criar sua escolinha, mas sem bancar as despesas.

Porém, entre os mais de 100 inscritos na Olimpiauí, já existem os que praticam badminton e buscam outros apoios para também crescerem. O grupo mais forte depois dos núcleos da Febapi é o da Associação de Badminton do Grande Dirceu - Asbagdi -, que já revelou nomes para as seleções brasileiras de base. No clube Reis da Bola, que aluga quadras para futebol society, surgiu o Reis do Badminton. Outros clubes são o São Cristóvão Park, e colégios Sinopse e Pró-Campus. 

Entre os presentes na Olimpiauí, a Febapi mantém os núcleos Mocambinho, Parque Piauí, Monte Castelo, Eurípides Aguiar, Santo Afonso, Santa Cabrine, Nossa Senhora da PAZ e IFPI.

Ferraz: esforço precisa ser maior para esporte continuar a crescer

"O Badminton é uma nova potência do Estado. Eleva o nome do Piauí para fora. Temos a segunda melhor brasileira no ranking mundial (Andreza Miranda) e fazemos tudo isso sem ter um local próprio para o esporte", comenta Ferraz, que pretende buscar apoio para conseguir ao menos a construção de um galpão que possa ser adaptado para a modalidade. O temor é que, depois de tanto crescer, a modalidade interrompa sua expansão por chegar ao limite de sua estrutura - o badminton requer quadra com iluminação lateral e sem entrada de vento.

É nesse momento que a Febapi vê na realização da Olimpiauí um suporte. "A Olimpiauí é uma porta fundamental para o esporte, um instrumento para participação dos atletas e reivindicação de prioridades para o Piauí, busca de patrocínios", completa Ferraz. Afinal, tudo isso é necessário para conseguir revelar talentos para os Jogos Olímpicos.

Jogos
Na tarde deste sábado, foi iniciado o torneio de simples da Olimpiauí, com jogos das categorias de menor idade. As finais começam às 10h deste domingo, no ginásio do IFPI Centro, para Simples Sub-11 e Sub-13 no masculino e feminino. Também serão disputadas ao longo do dia as categorias Sub-15, Sub-17 e Sub-19, com a presença de integrantes da seleção brasileira e atletas classificados para o Pan Júnior, marcado para julho na Jamaica.

Fábio Lima
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais