Cidadeverde.com

Começa recadastramento biométrico em Teresina para eleições de 2014

Imprimir
Começa hoje (15) o recadastramento biométrico do título de eleitor em Teresina. O processo está sendo realizado na 63ª Zona Eleitoral, no bairro Ilhotas. O eleitor deve comparecer ao local no mês de seu aniversário, portando cópia e original do documento de identificação com foto, comprovante de residência atualizado e o título de eleitor usado no último pleito.



De acordo com  secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal Regional Eleitoral, Anderson Lima, quem perder o prazo poderá ter seu título cancelado. "Com o título cancelado, o eleitor não poderá votar nas próximas eleições. O processo de recadastramento é rápido e o eleitor já sai daqui com o novo título em mãos", completou. 

O eleitor pode comparecer à 63ª Zona de segunda a sexta das 8h às 18h e nos sábados das 8h às 12h. O processo de recadastramento funcionará até o dia 31 de março do próximo ano. "Quando o eleitor chegar aqui, nós vamos revisar seus dados, registrar sua impressão digital e tirar uma foto. O processo é importante para evitar fraudes eleitorais", disse o secretário.


Apesar de funcionar apenas na 63ª Zona Eleitoral, toda a população de Teresina está apta ao processo, que dura apenas cerca de 10 minutos e pode atender a 50 eleitores ao mesmo tempo. Nas próximas eleições, além da capital, outras sete cidades piauienses terão votação pelo sistema biométrico.

O sistema biométrico chegou ao Brasil em 2008 e ao Piauí em 2010. Com ele, a votação é feita através da impressão digital do eleitor, evitando fraudes. 

Jordana Cury
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais