Cidadeverde.com

Comer chocolate pode provocar enxaqueca; Saiba mais sobre o tema

Imprimir
A enxaqueca atinge 30 milhões de pessoas no mundo, sendo 75% delas do sexo feminino. A doença afeta diretamente a capacidade produtiva e se trata de um problema genético. O neurologista Daniel França, em entrevista ao Jornal do Piauí desta quarta-feira (20), destacou que o principal desencadeador das dores é o stress emocional. 

Fotos: Evelin Santos / Cidadeverde.com

Além do stress, alterações hormonais, jejum prolongado, excesso de bebidas e falta de sono são grandes causadores da enxaqueca. "A ingestão de alguns alimentos também a provocam: chocolate, queijo (quanto mais amarelo, maior a chance de provocar a dor), vinho tinto, cerveja e melancia, independente da quantidade", revelou o especialista.


A maior incidência em mulheres, segundo o médico, se explica pelas alterações hormonais. "O homem é menos instável, por isso sofre menos. Mas, isso não quer dizer que seja raro. Eu por exemplo, tenho enxaqueca, além disso, geralmente nos homens a doença se manifesta mais cedo. Eu comecei com sete anos e tenho paciente de cinco. Já nas mulheres, a tendência é de crises mais tardias", contou.


Daniel explicou que a enxaqueca não é determinada em exames laboratoriais, uma vez que a estrutura do cérebro não é alterada. "O problema é funcional. O cérebro funciona de maneira errada e provoca a dor. Quem sente dores frequentes deve procurar um especialista para um exame clínico dos sintomas".

Não há cura

O neurologista acrescentou que a enxaqueca, assim como a hipertensão, não tem cura, mas tratamento. "O que se reconhece cientificamente é a profilaxia, ou seja, a prevenção de crises como o melhor tratamento. Essa prevenção pode ser feita através de medicamentos com  beta bloqueadores e antidepressivos tricíclicos".


Respondendo às perguntas dos telespectadores, o médico completou que apenas 5% das dores de cabeça normais estão relacionadas a disturbios visuais, mas pacientes que sofrem de enxaqueca e ficam algum tempo sem os óculos, tendem a desenvolver crises.

Daniel também explicou que a enxaqueca muitas vezes está relacionada à tonturas e desequilíbrios e pode ser unilateral, ou seja, sentida em apenas um lado da cabeça.

Jordana Cury
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais